Governo do Estado garante apoio à primeira ZPE de Mato Grosso do Sul

• 09/abril/2015 6:09 pm

Campo Grande (MS) – O prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, apresentou, nesta quinta-feira (9) ao governador Reinaldo Azambuja o projeto da Primeira Zona de Processamento de Exportação do Estado (ZPE). No encontro, que aconteceu na governadoria, o chefe do Executivo garantiu apoio ao projeto.

“A ZPE pode contar com o apoio do governo, principalmente na área da logística que vamos trabalhar nessa região, já que lá contamos com o porto hidroviário Joaquim Lara, no Rio Pardo e também com a divulgação para os empresários exportadores”, afirmou Reinaldo ao prefeito.

Caravina pediu apoio de Reinaldo para divulgar o projeto aos empresários e desenvolver a região, atraindo exportadores para produzir nessa área.

O empreendimento conta com um espaço de 240 hectares e foi dividido em quatro lotes, dotados de água, esgoto e ruas pavimentadas que vão abrigar a alfândega da Receita Federal e as unidades industriais.

Será a primeira vez que um município do Estado contará com um parque industrial desse porte, que conta com regime fiscal, cambial e administrativo diferenciado, com isenções de impostos e contribuições federais, como o Imposto de Importação, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). As empresas também não são obrigadas a reverter em reais os lucros obtidos com exportações.

Segundo o prefeito Caravina, outro fator muito atrativo é que a região conta com a hidrovia Tietê-Paraná, caminhos com acesso direto aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), e com ramal ferroviário passando próximo a Três Lagoas.

A reunião também contou com a participação dos secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck,  que se propôs em cuidar pessoalmente do apoio ao projeto.

Lívia Miranda

Foto: Chico Ribeiro