Ação da Sead leva informações sobre direitos humanos a técnicos dos municípios de MS

  • Direitos Humanos
  • Leomar Alves Rosa
  • 10/agosto/2023 9:37 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Com a primeira turma concluída nesta semana na região do Pantanal, tendo Miranda como sede, o projeto ‘Multiplicando Ideias: Unidos Somos Mais’, desenvolvido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), via Secretaria Executiva de Direitos Humanos, tem outros 10 encontros programados, em diferentes regiões do Estado, até o fim do ano. A grande ação pretende ampliar os conhecimentos sobre direitos humanos em todo Mato Grosso do Sul.

“Com essa integração, nosso objetivo maior é proporcionar aos técnicos dos municípios, principalmente aqueles que atuam nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ainda mais conhecimentos sobre direitos humanos, sendo possível assim que eles atuem como multiplicadores de informações e tenham, na prática, atuações sempre voltadas e respeitando os direitos humanos”, destaca a titular da Sead, Patrícia Cozzolino.

Representantes dos municípios de Ladário, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Miranda participaram desta etapa da região do Pantanal com o curso ministrado pelas servidoras, Giovanna Savelli, Juscélia Aguiar e Maria Irene Zardo.

Durante o projeto são trabalhados os marcos históricos na conquista dos direitos humanos, o Programa Direitos Humanos em Ação, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como os direitos fundamentais, instituídos pela Constituição Federal de 1988. Como elaborar um plano estratégico, dicas de oratória e de apresentação também são colocados reforçando o trabalho em equipe. Oficinas voltadas à temática de cidadania, abordando diversos temas pautados nos direitos e deveres do cidadão, completam o conteúdo aplicado.

Técnica de Educação, Cristiane Piredda

Participante da primeira turma, Cristiane Piredda, técnica da educação permanente do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Corumbá, destaca que essa etapa do curso foi muito importante para seu crescimento profissional “Ele [o curso] vai nos ajudar a atender melhor o usuário em Corumbá. Aqui nós percebemos que estamos precisando levar essa informação para o nosso público. Muitos deles não sabem o que são os direitos humanos, então foi muito gratificante e nos deu uma bagagem muito grande”, pontuou.

“Os direitos humanos constituem um dos pontos centrais da sociedade contemporânea. Para sua afirmação é de fundamental importância empreender ações na área de educação e, por consequência, atuar na difusão desses conhecimentos por meio da informação. Constatamos que a discussões e reflexões sobre esses direitos são pouco frequentes e um tanto frágeis, e o seu desenvolvimento torna-se de relevante tanto do ponto de vista normativo como na formulação de políticas públicas voltadas ao combate às violações de direitos humanos em seus mais diversos aspectos”, explica o secretário-executivo de Direitos Humanos da Sead, Ben-Hur Ferreira.

Nessa visão, Andréa Cavararo, superintendente da Política de Direitos Humanos, diz que a atividade de difusão desses conhecimentos tem por objetivo capacitar profissionais multiplicadores a partir dos conceitos em direitos humanos, buscando uma mudança cultural e de postura social em relação às violações de direitos por meio da informação, incentivando a formação de agentes multiplicadores comprometidos com os direitos humanos tanto no âmbito educacional quanto na sociedade em geral.

As oficinas em Campo Grande e nos polos regionais do Bolsão, Conesul, Grande Dourados, Norte, Leste, Sudoeste, Sul-fronteira contarão com a participação de até 35 técnicos indicados pelos municípios.

Leomar Alves Rosa, Sead
Fotos: Divulgação

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.