Ações de policiamento conseguem recuperar mais de 900 veículos somente em 2017 em Mato Grosso do Sul

• Thereza Christina Amendola da Motta Cance
  • 07/junho/2017 8:30 am

Campo Grande (MS) - O policiamento realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vem registrando diversos números positivos. Um deles é na recuperação de veículos produtos de roubo e/ou furto. Somente nos cinco primeiros meses de 2017 a PMMS recuperou 919 veículos, reduzindo o prejuízo da população, por meio de blitz para verificar documentação de condutores e até mesmo com apoio da sociedade por meio de denúncias. As ações são realizadas pela Polícia Militar dentro do plano de comando do o Programa MS Mais Seguro.

Governador Reinaldo Azambuja conversa com policiais durante entrega de viaturas.

Atualmente na 4ª etapa, o programa do Governo do Estado já investiu R$ 76 milhões na compra de viaturas, armamentos, munições e equipamentos de proteção pessoal para as Polícias e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O Governo também reforçou o efetivo, com a contratação de 320 agentes penitenciários, além de realizar cursos de aperfeiçoamento e promoções dos militares da ativa. O total de investimentos previsto pelo programa deve atingir os R$ 115 milhões.

“Os números positivos das nossas forças policiais nos estimula a investir mais. E os recursos que vem sendo aplicados nas estruturas de segurança pública refletem nos índices de atendimento à população. Hoje o Mapa da Violência, elaborado pelo Ministério da Justiça, aponta que nosso Estado é o 3º mais seguro do Brasil. Vamos continuar a investir para ser o mais seguro do Brasil, mesmo sendo um Estado de fronteira”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Lançado pelo Governo do Estado há sete meses, o programa de investimentos nas forças de segurança pública MS Mais Seguro, prevê a entrega de centenas de viaturas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros no primeiro semestre de 2017. O processo licitatório para a compra dos veículos foi finalizado em dezembro passado. São 278 camionetes SUV, 74 veículos hatch, 38 motocicletas, oito caminhões autobomba tanque, três vans, dois caminhões autobomba rápido, dois ônibus e um caminhão com escada magirus que servirão à população nos próximos meses.

O incremento e apoio do motopoliciamento ao Batalhão de Choque – que já inclui a Rotac e Operações com Cães – permitiu ainda um maior índice de recuperação de veículos roubados. A quantidade de viaturas a ser entregue pelo MS Mais Seguro no primeiro semestre deste ano é 32% maior do que a distribuída nos seis primeiros meses do programa, de junho a dezembro de 2016. No ano passado o MS Mais Seguro adquiriu 306 viaturas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros: 67 em setembro, 154 em novembro e 85 em dezembro. Juntas, as viaturas entregues e em processo de licitação representam reforço de 712 veículos na frota das forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul.

Diana Gaúna - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Edemir Rodrigues