Campo Grande (MS) – Cumprindo agenda em Brasília, nesta segunda-feira, dia 16, o governador Reinaldo Azambuja esteve reunido com o ministro Gustavo Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional, de quem teve a garantia de que o Governo Federal dará todo apoio logístico e recursos financeiros para intensificar o combate aos focos de calor em Mato Grosso do Sul.
Segundo o ministro aeronaves do Exército e equipes de brigadistas do Ibama, além de uma verba específica serão cedidas ao Estado.
Para Reinaldo Azambuja, o apoio do governo federal é muito importante para que o Estado, por meio das forças de combate aos incêndios florestais, reforce sua atuação visando a preservação dos recursos naturais e vidas humanas.
Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) enfatizou que a ajuda do Governo Federal é importante, diante da situação que o Estado enfrenta.
Os focos de calor continuam intensos no Estado, a maioria no Pantanal, e a mobilização de combate também se fortalece com a participação de novas equipes de brigadistas, em apoio ao Corpo de Bombeiros e ao PrevFogo (Ibama). Uma empresa de eucaliptos de Três Lagoas enviou equipe para a Estância Caiman, em Miranda, e o ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) atende a região de Bonito.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)