Agência Estadual de Metrologia realiza verificação de medidores de velocidade na Capital

• Serviços
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 14/maio/2020 12:21 pm

Campo Grande (MS) - A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e delegado do Inmetro, realizou entre os dias 4 e 10 de maio a verificação periódica de medidores de velocidade em 15 pontos do perímetro urbano de Campo Grande: nas avenidas Gury Marques, Guaicurus, Costa e Silva, Fabio Zahran, Vereador Thyrson de Almeida, Rua Albert Sabin e em dois trechos da BR 163 (Km 466 e Km 480). A ação contou com o apoio da Agetran.

O trabalho presencial de verificação dos medidores de velocidade foi retomado na semana passada, atendendo solicitação da Prefeitura Municipal de Campo Grande e segue as medidas de segurança estabelecidas pela OMS para o combate ao novo coronavírus.

De acordo com a diretora técnica da AEM-MS, Luciana Boni Cogo, o objetivo do procedimento é “garantir que esses medidores estejam funcionando devidamente, de acordo com os padrões estabelecidos nas normas técnicas do Inmetro, proporcionando segurança e confiabilidade nos registros desses equipamentos”.

Caso haja dúvida sobre a verificação da lombada ou radar, o Inmetro disponibiliza um portal para consultas de instrumentos que podem facilitar o acesso às informações sobre a verificação e validade de Medidores de Velocidade (“Radares e Lombadas”), por meio do site: https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento .

Para consulta, tenha em mãos o número do INMETRO e número de série do instrumento que deseja consultar. No site da Agência Estadual de Metrologia, clique no botão "Serviços Online", selecione "Consulta de Instrumentos", insira o tipo de instrumento desejado, preencha as informações necessárias e clique em "Consultar".

Serviços presenciais já retomados pela AEM-MS

Para atender demandas de setores que necessitam da verificação periódica de seus instrumentos metrológicos, a AEM-MS retomou alguns serviços presenciais. É o caso dos atendimentos aos caminhões tanque, que estão sendo realizados mediante agendamento solicitado pelo cliente, assim como a verificação inicial de balanças de grande porte, a pedido das empresas. Outro trabalho retomado é a leitura de medidores de energia enviados pela Energisa ao laboratório da Agência. Esse serviço, no entanto, é feito sem acompanhamento presencial.

O atendimento do setor jurídico continua sendo realizado de forma remota, assim como o acompanhamento dos PAC (posto de ensaio) e leitura de disco diagrama (cronotacógrafo). Nos próximos dias serão iniciadas as verificações de balanças em supermercados de grandes redes, uma vez que o movimento aumentou com as medidas de isolamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a AEM-MS pelo (67) 9991-3368 (apenas WhatsApp) ou através dos e-mails relacionados abaixo:

ouvidoria@aem.ms.gov.br
gabinete@aem.ms.gov.br