O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou neste mês de junho que o PIB, o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre de 2017, se comparado ao quarto trimestre do ano passado.
Os dados mostram crescimento da agropecuária em 13,4%, uma vez que a indústria teve expansão de 0,9% e o setor de serviços fechou estável.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Jaime Verruck, em razão da grande safra de grãos, o PIB saiu da linha negativa, mas é preciso que outros elementos que compõem o conjunto das riquezas, como a produção de bens e serviços retomem a capacidade de investimento do Brasil.
Fortemente influenciado pela agropecuária, o crescimento de 1% representa reação na economia, porém é preciso que o país consiga retomar a capacidade de investimentos e o poder de consumo da população para considerar o quadro econômico favorável, segundo avalia Verruck.
Mato Grosso do Sul registrou este ano safra recorde de soja com a colheita de quase 8 milhões de toneladas do grão, além de projetar números positivos também na safrinha do milho com estimativa de 9 milhões de toneladas.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)