Alegria e emoção marcam visita de alunos da Apae de Dourados no Bioparque Pantanal

  • Geral
  • rmantovani
  • 23/agosto/2023 8:04 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O encontro foi marcado por emoção, alegria e muita diversão para centenas de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Dourados. 154 pessoas entre alunos, acompanhantes e funcionários visitaram o Bioparque Pantanal e se encantaram com as belezas do local.

Considerado o maior aquário de água doce do mundo, o complexo tem como um dos pilares a inclusão, e por essa razão, coloca em prática o projeto Bioparque para todos – Iguais na diferença que garante que todos, independentemente da deficiência, tenham uma experiência única no local, com acesso a todas as informações e autonomia nos espaços.

O grupo chegou empolgado, e assim foi até o final do passeio. Na entrada foram recepcionados pela vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e a Diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri.

“Ficamos emocionados em ver a alegria desses meninos e meninas, tendo a oportunidade viajar e conhecer essa obra monumental e presenciar o trabalho do local, em receber essas pessoas com tanto carinho. Hoje é um dia de celebração, de festa e o governo de Mato Grosso do Sul segue muito feliz em poder oportunizar a toda a população essa possibilidade da inclusão”, disse Barbosinha.

Já a responsável pelo empreendimento, Maria Fernanda, explicou a importância do projeto de inclusão. “Buscamos, por meio da inclusão social e do turismo acessível, não apenas receber nossos visitantes, mas acolhê-los em suas necessidades e particularidades, para que todos, sem distinções, vivenciem uma experiência única e enriquecedora no Bioparque. Contamos com toda uma estrutura física acessível, profissionais capacitados, tecnologias assistivas e atendimento humanizado que fazem toda a diferença durante a visita. Hoje, o Bioparque se tornou um ponto de encontro de pessoas, independentemente de suas características físicas, intelectuais, situação socioeconômica, cor de pele e idade. É uma alegria ver a proposta do empreendimento sendo concretizada diariamente, e o brilho no olhar e o sorriso nos lábios dos nossos visitantes de hoje é prova disso”.

Mãe do pequeno João Nicolas, de 4 anos, com hidrocefalia, Adriele Souza esteve no ponto turístico pela primeira vez. Feliz pelo entusiasmo do filho diante de tanta beleza, ela também não se conteve ao se deparar com a variedade de animais. “Eu nunca vi nada igual, estou impressionada. Ver meu filho feliz me faz feliz também”.

O presidente da Apae, Marcelo Vardasca agradeceu pelo dia especial. “Está sendo uma grande festa, uma experiência incrível, um dia inesquecível. O passeio ficará marcado na vida de nossos alunos, sou grato a todos que nos ajudaram a realizar esse sonho”.

Além do passeio, os visitantes da Apae assistiram uma contação de história, desenvolvida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e uma apresentação de dança, ambos com a temática folclórica. 

Rosana Lemes, Bioparque Pantanal
Fotos: Eduardo Coutinho

 

 

 

 

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.