Aniversário de 36 anos do DOF é celebrado com outorga da Medalha Águia da Fronteira

  • Segurança Pública
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 05/julho/2023 2:37 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A celebração dos 36 anos de criação do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) foi marcada pela entrega da Medalha Águia da Fronteira a 32 personalidades que se destacaram em suas funções e que contribuíram para a melhoria da segurança pública na faixa de fronteira. A solenidade de outorga da honraria aconteceu nesta terça-feira (4), em Dourados.

Destaque em nível nacional em policiamento especializado de fronteira e respeitado em todo o Brasil, o DOF é responsável pelas maiores apreensões de drogas e contrabando realizadas no País.

Presente na condecoração da Medalha Águia da Fronteira, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou a evolução do Departamento nos últimos 36 anos. “Hoje temos uma sede nova e moderna, à altura dos trabalhos realizados pelo DOF, os policiais que aqui atuam contam com equipamentos de ponta, armas modernas e um helicóptero para apoiar as ações de repressão aos crimes transfronteiriços”

Vice-governador Barbosinha e secretário Antonio Carlos Videira

Já o vice-governador José Carlos Barbosa ressaltou que os benefícios do trabalho realizado pelo DOF na região de fronteira ultrapassam as divisas de Mato Grosso do Sul. “É um serviço prestado não apenas ao Brasil, como também para o mundo, o que é motivo de orgulho e alegria para nós”, disse.

“A medalha Águia da Fronteira é o símbolo máximo do Departamento de Operações de Fronteira, que entregamos em reconhecimento ao apoio recebido por essas pessoas, sejam elas autoridades ou policiais que de forma direta ou indireta contribuíram para a excelência do trabalho realizado pelo DOF, em toda a fronteira de Mato Grosso do Sul”, destacou o coronel Everson Antônio Rozeni, diretor do DOF.

Entre os anos de 2015 e 2022 as forças estaduais de segurança tiraram 3,6 mil toneladas de drogas de circulação em Mato Grosso do Sul. Desse total, quase mil toneladas foram apreendidas pelo DOF na linha e faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Somente no primeiro semestre deste ano, os policiais do Departamento interceptaram quase 35 toneladas de entorpecentes e mais de 2,5 milhões de maços de cigarros. Também foram apreendidas 24 armas e recuperados 75 veículos.

A solenidade realizada nesta terça-feira (4), contou também com as presenças do prefeito de Dourados, Alan Guedes, do secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, do secretário-executivo de Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, deputados estaduais e federais e vereadores.

Sobre a medalha

A Medalha Águia da Fronteira foi criada pelo Decreto Estadual nº. 10.781, de 17 de maio de 2002 para ser outorgada a autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao DOF e policiais que se destacaram pelo seu valor pessoal e que contribuíram, decisivamente, para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento.

A outorga foi realizada, pela 1ª vez em 2002, na comemoração dos 15 anos da Instituição Policial, tornando-se tradição realizar a condecoração todos os anos. A relação dos homenageados deste ano foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 20 de junho e pode ser acessada clicando aqui.

Joelma Belchior, Sejusp

Fotos: DOF/divulgação

 

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.