Após perder lavoura, Letícia fez de curso o pontapé para empreender em assentamento

  • Geral
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 26/março/2023 5:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

"Ouvi relatos de pessoas que enfrentaram a adversidade e, no meio da crise, tiveram a oportunidade de começar algo novo. Aquilo ficou guardado". Essas são as lembranças que a hoje designer de unhas e sobrancelhas, Letícia Barbosa guardou da oficina de empreendedorismo que passou pelo assentamento Santa Mônica, em Terenos.

Os cursos chegaram até ela e outras centenas de jovens através do programa “Movimenta Juventude”, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude. O objetivo é fomentar o empreendedorismo entre jovens com um olhar de transformação e melhoramento das atividades já existentes, além de incentivar novas oportunidades de negócios.

"Naquela época eu trabalhava na roça, com a perda da lavoura, após o curso eu procurei outra fonte de renda, e foi onde comecei a trabalhar como manicure", lembra Letícia.

A geada que atingiu Mato Grosso do Sul em junho de 2021 fez com que Letícia perdesse toda a lavoura de quiabo e abóbora paulista. Dois meses depois, a ação de empreendedorismo do Governo do Estado chegou ao assentamento.

"Fiz o curso na época porque acho muito importante a participação da população quando temos a oportunidade. E eu mal sabia que ele iria me servir", comenta.

Em janeiro de 2022, Letícia deu início aos primeiros atendimentos como manicure, e ainda foi se especializar em designer de sobrancelhas.

"Atualmente trabalho como manicure tradicional, designer de sobrancelhas e alongamento em acrílico. Já são 15 meses na profissão. O curso serviu para me dar direção, às vezes nos vemos em saída, mas na realidade pode ser que estejamos olhando para a direção errada", descreve.

E não para por aí. A designer que vai até a clientela está nos preparativos para inaugurar um espaço de atendimento anexo à casa, no assentamento, o que orgulha quem estendeu a mão à Letícia por meio do projeto.

“O assentamento Santa Mônica foi nosso piloto, onde iniciamos o empreendedorismo no campo, e o que mais faz com que a gente se sinta gratificante com a ação é ver o brilho no olhar daqueles jovens”, diz a coordenadora do projeto Movimenta Juventude, Marineuza Nascimento.

Movimenta Juventude

O projeto Movimenta Juventude, (Empreender é Tudo), trabalha para interligar o jovem do campo com o da cidade, desenvolvendo um trabalho mútuo com o segmento do hortifrúti e comércio local, fomentando assim o empreendedorismo, geração de trabalho e renda.

A ação é feita pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude em todo o Estado com parceiros como Sebrae, Senar e Agraer.

No assentamento Santa Mônica foram realizados os cursos de empreendedorismo, marketing digital, oficina laboratório de ideias e relações humanas.

“Os resultados foram muito positivos, houve um grande despertar dos jovens, pois antes havia muita dificuldade na geração de renda por estarmos na área rural. Depois dos cursos, vários jovens se dedicaram a empreender”, resume a presidente e fundadora do projeto Juventude em Foco, Chris Segóvia.

Nesta nova gestão, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude vai levar o programa para assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas.

“O quantitativo de jovens que a gente atingiu nos leva a manter o projeto e levar para mais municípios. O foco da subsecretaria é atender regiões onde as pessoas não conseguem chegar com facilidade à cidade. Vamos levar para dentro do campo, para lembrar esta população que ela pode ser colocada na sociedade como fortes empreendedores”, destaca o subsecretário Fernando Henrique Carvalho Miranda.

Serviço - Interessados em participar ou levar as ações da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude para outros municípios, o telefone de contato é o (67) 3316-9141.

Você também pode acompanhar as novidades e abertura de inscrições pelo site www.setescc.ms.gov.br ou pelas redes sociais, no Instagram @SetesccMS.

Paula Maciulevicius, Setescc

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.