Área de pequenas cirurgias da Caravana tem como objetivo descobrir câncer de pele em pacientes

  • Geral
  • 05/julho/2015 9:49 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Paranaíba (MS) – O setor de pequenas cirurgias na 4ª edição da Caravana da Saúde, em Paranaíba, deve realizar 250 atendimentos somente neste sábado (4). Lá, o paciente faz exame de próstata, da saúde do homem, o exame preventivo, da saúde da mulher, e ainda retira pequenas lesões de pele.

"Nosso objetivo é achar pacientes que venham tirar uma verruga ou uma pinta e descobrem que era um câncer, um tumor de pele", disse satisfeito o médico oncologista Cezar Galhardo. "O objetivo secundário é a estética", completou.

médico pequenas cirurgias
O médico oncologista Cezar Galhardo durante atendimento na caravana

Desde o dia 30 de junho, quando começou a Caravana, já foram realizados quase 100 mil procedimentos médicos de várias especialidades no município. São oferecidas consultas em otorrinolaringologia, ortopedia, dermatologia, psiquiatria, endocrinologia, vascular e gastroenterologia, além de oftalmologia, cardiologia e outras áreas.

Depois de passar por consulta cardiológica e pelo exame de eletrocardiograma, a aposentada Leonice Paula da Silva, 60 anos, elogiou o atendimento e a estrutura da Caravana.

Há três anos, Leonice sentia um incomodo no coração e hoje passou por uma série de exames. "Fiz um chek up e passei por outras especialidades. Tudo nota 100 mil, atendimento bom, bem organizado. Não esperava que fosse desse jeito", disse Leonice.

Para o morador de Cassilândia, pedreiro João Souza, 50 anos, a Caravana foi a oportunidade para realizar alguns exames importantes. "Coletei o PSA (exame de próstata), fiz exame de HIV, além de passar pela consulta de ortopedia e oftalmologia", contou.

seo joao
O pedreiro João Souza saiu de Cassilândia para procurar atendimento na caravana de Paranaíba

Seja para pequenos procedimentos ou para simples consultas, muita gente procura a Caravana. A aposentada Neide Alves, 71 anos, foi encaminhada para um exame de audição depois de reclamar sobre um zumbido persistente no ouvido. "Já fazia alguns meses que eu estava ouvindo esse barulho e eles me mandaram fazer um exame. Achei ótimo".

Fotos: Jessica Barbosa
Texto: Luciana Brazil e Bruno Chaves

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.