Arquivo Público Estadual celebra 30 anos com projeto de revista eletrônica apoiada por pesquisadores

  • Cultura
  • 02/junho/2017 9:30 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Em comemoração aos trinta anos de sua criação, o Arquivo Público Estadual (APE), órgão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), iniciou a produção de uma revista eletrônica comemorativa, de acesso gratuito, com previsão de lançamento em outubro deste ano.

A revista eletrônica – que busca o apoio de pesquisadores e acadêmicos de todo o Estado - pretende estreitar a relação do Arquivo Público com a pesquisa de modo geral, com ênfase na exploração e apuração científica, divulgar as produções acadêmicas e os trabalhos da instituição ao longo dos seus trinta anos.

Instituição

A atribuição do Arquivo Público Estadual é preservar a memória histórica de Mato Grosso do Sul por meio da gestão dos documentos produzidos e acumulados pela administração pública, garantindo a produção de fontes para a pesquisa histórica.

O Arquivo tem sob sua guarda documentos de valor permanente e ou histórico e documentos pertencentes a empresas com atividades encerradas de grande importância na construção da identidade cultural. Entre eles o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que recentemente ganhou o certificado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de “Memória do Mundo” e da Companhia Matte Larangeira, composto por documentos textuais, fotos e recortes de jornais.

A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. Conta ainda com um acervo digitalizado de jornais dos séculos XIX e XX.

Serviço

As normas de envio de pesquisas e reportagens para a publicação na revista eletrônica do Arquivo Público Estadual já estão disponíveis. O prazo para envio termina em 31 de julho.

O material deve ser entregue pessoalmente ou via Correios; em pendrive ou cd-rom na sede do APE, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, térreo. Também serão recebidas inscrições por e-mail, enviadas para os seguintes endereços: arquivo@fcms.ms.gov.br; arquivopublicoms@gmail.com ou maisaareco@hotmail.com.

Contatos para a imprensa

Maísa Areco – socióloga – Gestora de Atividades Culturais, APE/FCMS

Fone: (67) 3316-9167 ou E-mail: arquivo@fcms.ms.gov.br

Alexandre Sogabe – Gestor de Artes e Cultura – Coordenador do APE/FCMS

Fone: (67) 3316-9139 ou E-mail: arquivo@fcms.ms.gov.br

Marcio Breda - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)

Foto: Edemir Rodrigues

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.