Campo Grande (MS) - Desde segunda-feira (13), na Capital, acontece a 10ª edição da Semana do Artesão, com uma programação repleta de atividades, homenagens e o que há de melhor no artesanato sul-mato-grossense. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SEC), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e das associações da categoria, em parceira com o Sebrae, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e Sesc.
São sete dias para homenagear, divulgar e comercializar o artesanato sul-mato-grossense bem como proporcionar intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho e que em hoje (19) comemoram seu dia. Mato Grosso do Sul é o único estado do país que tem uma Semana do Artesão instituída por Lei, no caso a número 4.098 de 17 de 14 de outubro de 2011.
A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) da Capital, e contou com a participação do secretário Athayde Nery, da gerente do núcleo de artesanato da FCMS, Katienka Klain e da presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves Bezerra.
O secretário de cultura Athayde Nery adiantou que busca iniciativas para trazer um evento nacional de artesanato para o Mato Grosso do Sul. “Nesta Semana veremos aqui verdadeiras manifestações que demonstram a riqueza do nosso Estado. Pensando assim, vamos trazer para ele o Encontro Nacional dos Artesãos, reunindo aqui representantes de diversas regiões do país", afirmou.
A presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves Bezerra, parabenizou a classe dos artesãos do Mato Grosso do Sul pela diligência. “É uma satisfação estar aqui pela segunda vez. Quero dizer ao secretário que tenho escutado sobre o empenho e cuidado dele com a classe. Não é fácil fazer política pública. E ver aqui a 10ª semana acontecer, mostra que não é de hoje isso tudo. Portanto, o apoio do poder público é importante, mas quero parabenizar também a categoria local por provocar o Estado e buscar iniciativas e caminhos para acertar”, destacou.
Finalizando a semana, no dia em que se comemora o Dia do Artesão, domingo (19/03), que aliás é dia de São José, o carpinteiro, daí a atribuição à data comemorativa, será um dia marcado por uma extensa programação que começa às 9h e vai até as 18h na Praça dos Imigrantes. Acompanhe a programação:
19.03 (Domingo)
Dia do Artesão na Praça
Local: Praça dos Imigrantes – Rua Rui Barbosa, 65 Centro
Horário: 9h às 18h
Público alvo: artesãos e familiares
Alexander Onça - Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SEC)
Fotos: Daniel Reino e Edemir Rodrigues