Campo Grande (MS) - O governador Reinaldo Azambuja participou nesta quinta-feira (8) do lançamento da campanha que visa criar o hábito no passageiro sul-mato-grossense do transporte coletivo interestadual e intermunicipal de usar o cinto de segurança, que é obrigatório. Ele disse que a massificação e multiplicação da iniciativa com o apoio dos meios de comunicação serão fundamentais para se criar uma nova cultura por meio da conscientização das pessoas.
Azambuja mencionou que as estatísticas de mortes por acidentes de trânsito no Brasil se equiparam às de uma guerra e destacou que em Mato Grosso do Sul os índices já reduziram significativamente, por conta de campanhas educativas e fiscalização nas vias urbanas e estradas. “O sucesso desta campanha do uso do cinto, pela proteção da vida das pessoas, será um ganho coletivo para toda a sociedade”, comentou o governador.
O lançamento da campanha estadual de alerta sobre a importância do uso do cinto de segurança, coordenada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e a com a participação de vários órgãos e entidades, como o Ministério Público Federal, Polícia Rodoviária Federal, Observatório Nacional de Segurança Viária e empresas concessionárias do transporte coletivo, ocorreu na sala de reuniões da Governadoria.
Reinaldo Azambuja, depois de conhecer algumas peças publicitárias apresentadas durante a cerimônia, agradeceu o engajamento dos organismos públicos e privados na campanha, afirmando que “estamos aqui formalizando uma parceria em favor das pessoas”. Ele pediu o apoio também dos meios de comunicação de todo o Estado e dos operadores do transporte coletivo para massificar a campanha, que considera “de todos nós”.
Durante o lançamento da campanha, a Agepan apresentou a grande demanda do transporte coletivo, cujos números demonstram a importância da iniciativa educativa para reduzir o número de pessoas acidentes que usam esse meio. Cerca de 500 mil pessoas viajam no Estado, diariamente, utilizando 2.300 ônibus e vans que transportam passageiros, estudantes, trabalhadores e turistas, representando mais de três mil viagens/dia.
Apelo ao usuário
Os ônibus rodoviários são obrigados, desde 1999, a serem equipados com cinto de segurança em todas as poltronas. Apesar disso, segundo o diretor-presidente da Agepan, Youssif Domingos, o passageiro não tem o hábito de utilizar o equipamento durante a viagem – cujo percentual de uso é de apenas 2% -, cuja negligência é responsável por mais de 15 mil feridos e duas mil mortes ocorridas anualmente no trânsito do Brasil.
O mote da campanha lançada nesta quinta-feira – explica o diretor da Agepan – será o uso de diversas peças de comunicação e procedimentos abordando a segurança individual dos passageiros para fazer um apelo à adesão do uso do cinto. As mensagens chegarão aos usuários em forma de folhetos e cartazes distribuídos a partir do Terminal Rodoviário de Campo Grande, onde haverá um evento às 8h30 de amanhã (9), e algumas cidades do interior; e spots radiofônicos e vídeo, veiculados no Rádio e TV Educativa (TVE).
O evento de lançamento da campanha na Governadoria contou com a presença, dentre outras autoridades, da procuradora federal Danilce Vanessa Ortiz, os deputados estaduais Professor Rinaldo e Coronel Davi e o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
Silvio Andrade - Subcom.