Bioparque Pantanal será ponto de encontro para amantes de aves durante evento global

• rmoura
  • 10/outubro/2024 1:19 pm

O maior aquário de água doce do mundo vai além da contemplação de peixes, sendo também um ponto de encontro para os apaixonados pela diversidade de espécies de aves que habitam os arredores do local. No dia 12 de outubro, acontecerá o Big Day, um evento global que reúne grupos em todo o mundo para a observação de aves, e o Bioparque Pantanal será um desses pontos de destaque.

Esta será a terceira vez que o empreendimento recebe observadores, e desta vez traz uma novidade para os participantes, o “Desafio Big Day no Bioparque Pantanal”, na Passarela de Contemplação, que oferece uma vista privilegiada do Parque das Nações Indígenas.

Os observadores enfrentarão três desafios. O primeiro é identificar aves em diferentes níveis de dificuldade, do fácil ao intermediário. O segundo consiste em compartilhar uma foto da “passarinhada” ou de uma ave avistada. Já o terceiro desafio é a publicação da lista de aves avistadas no eBird, uma plataforma global de registro de aves.

Campo Grande se destaca no turismo de observação de aves, com 396 espécies catalogadas, sendo atualmente considerada a Capital das Aves no Brasil. A Arara-canindé, símbolo local desde 2015, atrai diversos visitantes à região. O Bioparque, por sua vez, destaca-se pela integração entre educação ambiental e observação de aves, promovendo a conservação da biodiversidade por meio de iniciativas como as “passarinhadas”.

Segundo Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, o Big Day é uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, e o Bioparque Pantanal se firma como um dos principais destinos para os amantes dessa prática.

“Com uma biodiversidade única, nosso espaço oferece aos visitantes a oportunidade de contemplar de perto espécies raras e migratórias que habitam a região. Essa atividade é importante não apenas para o lazer, mas também para a preservação ambiental, já que a observação de aves contribui para a conscientização sobre a proteção das espécies e de seus habitats naturais”, afirma a diretora.

Rosana Moura, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: Eduardo Coutinho