Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores

• Educação
  • lgomes
  • 22/fevereiro/2024 4:33 pm

Com uma gestão municipalista, que pensa no bem-estar das pessoas, o governador Eduardo Riedel entregou mais R$ 8,5 milhões de investimentos em Bodoquena. São ações que buscam levar educação de qualidade aos estudantes e oferecer boas condições de saúde, com ampliação no serviço de saneamento básico.

O governador inaugurou a obra da Escola Estadual João Pedro Pedrossian, que recebeu reforma geral e ampliação, com a construção de mais um bloco de salas. Lá o investimento foi de R$ 7,6 milhões.  O objetivo é oferecer aos estudantes e profissionais de educação um local moderno e preparado para o futuro.

“Escola nova, completamente reformada para os alunos, pais, professores e administrativos. Em breve ainda vai receber fibra óptica e depois a lousa digital. O mundo está rápido e dinâmico, por isso o Estado precisa oferecer um ambiente adequado aos estudantes, para terem acesso a uma educação de qualidade”, afirmou o governador.

Governador de camisa verde anda na escola ao lado do prefeito de camisa azul clara. Atrás deles balões enfeitam a escola recém inaugurada
Governador ao lado do prefeito na inauguração da escola

Riedel destacou que ao entregar uma escola moderna e acessível, os pais vão saber que os filhos estão bem acolhidos em um local apropriado. “Quando o estudante passar por este ciclo de educação, eles terão a sua oportunidade, cada um com seu sonho, por meio do conhecimento”, completou.

A escola ganhou uma revitalização da sua cobertura, parte elétrica e hidráulica, pintura geral, revestimentos de pisos, paredes e forros, assim como reforma da cozinha, banheiro, quadra esportiva e adequações de acessibilidade, para tornar a estrutura inclusiva. A unidade também recebeu novos mobiliários, carro térmico, freezer, panelas de pressão, mesas, longarina, microcomputadores e conjuntos escolares, que juntos somam R$ 382,1 mil.

Governador de camisa verde usa o microfone para discursar na escola recém inaugurada. Ao lado dele as autoridades de Bodoquena
Governador discursa durante inauguração da reforma da escola

Funcionando em período integral, a unidade dispõe de 136 alunos, em turmas do 4° ao 9° ano do ensino fundamental. O Governo inclusive conseguiu universalizar este modelo (ensino integral), que está presente nas 79 cidades do Estado.

Imagem da fachada da Escola João Pedro Pedrossian, pintada de verde
Escola João Pedro Pedrossian ganhou reforma e ampliação

“Temos que destacar a importância desta entrega. A melhor maneira de fazer por merecer é estudar muito, preservar o patrimônio que nós temos e mostrar para quem ainda não tem, que vale a pena o investimento em educação”, enfatizou o secretário de Educação, Hélio Daher.

O prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii, elogiou o investimento entregue. “Gratificante ver uma obra desta pronta. Não vejo aqui como reforma e sim uma construção nova. Hoje os jovens, professores e profissionais terão o privilégio de estarem em uma escola de primeiro mundo. Temos que agradecer a todos que fizeram este projeto acontecer".

Qualidade de vida

Com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida à população, o governador entregou novos investimentos em saneamento básico. Em Bodoquena houve uma ampliação de mais 1.1916,10 metros de rede coletora de esgoto e mais 97 ligações residenciais no Loteamento Bandeira II.

A Sanesul investiu R$ 500.930,40 para ampliação do serviço no município. Bodoquena conta com 87% da área de cobertura de esgoto, perto de universalizar o serviço. “Não tem como falarmos em saúde e educação, se não tiver saneamento básico. Seremos o primeiro estado do Brasil a entregar em todos os municípios a universalização do saneamento”, afirmou o governador.

Governador está sentado de camisa verde e segura uma mapa da cidade, ao lado do prefeito de Bodoquena que está de camisa azul clara, que mostra no mapa que obra será feita
Governador e prefeito discutem projetos para Bodoquena

Prioridades

Depois das entregas, o governador se reuniu com o prefeito, vereadores e lideranças da cidade para discutirem quais são as prioridades do município para este ano e como o Estado poderá contribuir.

Foi acordado que será feita a revitalização da Avenida Manoel Rodrigues de Oliveira, que é a principal da cidade e a drenagem e pavimentação da rua Manoel de Pinho e do bairro João Batista. “Bodoquena tem um problema histórico de enchentes e nós vamos buscar solucionar com estas obras, que vão começar o mais breve possível. Estado vai ser parceiro de Bodoquena nesses investimentos”, garantiu Riedel.

Além do governador, participaram das agendas os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Hélio Daher (Educação), o deputado federal Dagoberto Nogueira, deputado estadual Pedrossian Neto, prefeitos e vereadores da região.

Paulo Fernandes e Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm