Em Mato Grosso do Sul, manter um bom histórico no trânsito agora rende economia. Desde março, mais de 10 mil motoristas já garantiram desconto de 10% nas taxas de renovação, adição ou mudança de categoria da CNH, graças ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Quem já está cadastrado tem o desconto automático, e quem ainda não aderiu pode se inscrever na hora, com orientação das equipes de atendimento do Detran-MS, desde que não tenha cometido infrações nos últimos 12 meses.
Foi o que aconteceu essa semana com Laury Gonçalves, vendedor autônomo de 55 anos, habilitado desde os 18. Ao chegar a Agência do Detran-MS no Pátio Central para renovar a CNH, descobriu que teria direito ao desconto.
“Eu não sabia do incentivo, foi uma surpresa na hora. Acho muito importante essa iniciativa do Detran, porque a maior causa de acidentes no trânsito é a imprudência dos motoristas, seja na cidade ou nas BRs. Ultimamente, temos visto muitos acidentes fatais por imprudência, e até pedestres que não sabem se portar no trânsito. É necessário divulgar esse incentivo para que as pessoas tomem mais cuidado”, destacou.
Para ele, a conscientização é tão importante quanto a aplicação das regras. “A gente vê pessoas invadindo o sinal vermelho o tempo todo. Isso é um absurdo, porque, se você não se mata, acaba matando outra pessoa. É preciso bater nessa tecla da direção defensiva. Eu procuro dirigir não só por mim, mas também pelo outro, e acredito que quanto mais conscientização houver, mais conseguiremos reduzir os acidentes”, afirmou.
Laury conta que já se livrou de diversos acidentes por estar atento ao comportamento de outros motoristas, praticando a direção defensiva. “Muitas vezes escapei de batidas porque estava prestando atenção no outro. Você está certo, na sua mão, mas alguém invade o sinal vermelho. Se não estiver atento, o acidente acontece. Por isso, sigo as normas e procuro me prevenir sempre.”

Desde a implantação do desconto de Bom Condutor no Estado, o número de beneficiários cresce de forma constante. Em março, 1.276 motoristas aproveitaram a vantagem. No mês seguinte, foram 1.431. Em maio, o número subiu para 1.791 e, em junho, alcançou 4.222 condutores, o pico até agora. Já em julho, mais 1.520 motoristas utilizaram o benefício, totalizando 10.240 em pouco mais de cinco meses. Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 162.309 motoristas cadastrados no RNPC, conforme dados do Ministério dos Transportes.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, esses números reforçam a eficácia da iniciativa. “O Bom Condutor é uma excelente iniciativa da Senatran para reconhecer os bons condutores. Tudo que é positivo, buscamos implementar aqui. Fomos o primeiro do País a fazer a adesão e regulamentar. O desconto já está funcionando e milhares de motoristas já aproveitaram”, afirmou.
O Registro Nacional Positivo de Condutores é voluntário e inclui apenas motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. Com essa comprovação, empresas e órgãos públicos podem oferecer vantagens. Em Mato Grosso do Sul, já significa desconto de 10% nas taxas de renovação, adição ou mudança de categoria da CNH.
O cadastro pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran, neste link. A integração entre o sistema estadual e o federal foi concluída neste ano, permitindo a aplicação do desconto já na emissão da guia gerada em Mato Grosso do Sul, inclusive com a mensagem: "Parabéns, você é um Bom Condutor e ganhou 10% de desconto do Detran-MS".
A Lei nº 6.164, sancionada pelo governador Eduardo Riedel em dezembro de 2023, abriu caminho para o benefício ao cidadão sul-mato-grossense. Os descontos concedidos aos 10.240 mil bons condutores no Estado representam R$ 250 mil de renúncia fiscal, em benefício do cidadão e para incentivar um trânsito mais seguro.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Arquivo Pessoal