Fortalecer a indústria mineral para contribuir com o desenvolvimento econômico. Esse é um dos desafios da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva Mineral composta por quatorze representantes de instituições governamentais e da iniciativa privada.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a partir deste trabalho em grupo será possível viabilizar ações que coloquem Mato Grosso do Sul também como um Estado minerador.
A revitalização da indústria do setor foi tema de encontro essa semana, em Campo Grande. Na oportunidade foi apresentado estudo diagnóstico da Cadeia Produtiva da Mineração sul-mato-grossense e do Plano Estadual de Mineração.
Segundo Jaime Verruck, o setor considerado estratégico pode conquistar a mesma importância de outras atividades econômicas, e este é um dos desafios da Câmara Setorial.
Em Mato Grosso do Sul, o setor mineral tem sua ação voltada principalmente para produção de ferro, manganês e insumos destinados à construção civil e agropecuária. Em 2013, somente este setor correspondeu a 0,9% do PIB estadual, com um crescimento de 47,7% entre 2010 a 2013, atingindo R$ 620,52 milhões.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)