Capacitação destaca trabalhos de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Ponta Porã

  • Geral
  • 12/maio/2015 6:54 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Os trabalhos conjuntos de vigilância epidemiológica e vigilância ambiental foram abordados na tarde desta terça-feira (12), dando continuidade ao Workshop de Vigilância em Saúde, realizado no Núcleo Regional de Saúde de Ponta Porã. Técnicos e coordenadores dos municípios da microrregião de Ponta Porã participaram da capacitação que abordou temas como controle da dengue, chikungunya e influenza, ações laboratoriais, controle de vetores e vigilância ambiental.

Considerado um estado endêmico, Mato Grosso do Sul vem intensificando os trabalhos de conscientização e cuidados contra a dengue em todos os municípios. Com o registro de casos nacionais da febre Chikungunya e um caso confirmado no estado, as ações para erradicar os criadouros do mosquito Aedes Aegypty, vetor comum entre as duas doenças, tornaram-se constantes. Para a enfermeira e gerente técnica de Doenças endêmicas Lívia Mello Maziero, a capacitação de técnicos é primordial para o fortalecimento dos trabalhos de vigilância nos municípios com registro das doenças.

JBC_2432

“A capacitação é fundamental para orientar as equipes das principais cidades da microrregião, reforçando as ações de prevenção à dengue. Estamos tirando as duvidas e também esclarecendo sobre os critérios ideais para os cuidados com a dengue ou chikungunya. Trata-se de uma proposta fixa de vigilância independente da situação epidemiológica do município. O mais importante é fazer com que o profissional possa ter todo suporte e conhecimento para o acompanhamento dos casos registrados em seus municípios”, destacou.

JBC_2450

De acordo com o coordenador de Controle de Vetores da Secretaria de Estado de Saúde, Gilmar Ribeiro, os trabalhos de capacitação devem ocorrer através da ação conjunta entre município e estado para que os resultados sejam eficientes e dinâmicos. “A população deve fazer a sua parte nos cuidados básicos evitando criadouros do mosquito. Por outro lado devemos desenvolver estratégias que ampliem o campo de atuação nas ações de vigilância. O Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD) é uma das alternativas, que inclui até mesmo agentes comunitários nos trabalhos de conscientização sobre os cuidados contra a dengue”, disse Gilmar.

O Workshop de Vigilância em Saúde integra a programação da Caravana da Saúde que está em Ponta Porã desde o dia 29 de abril no município. Os trabalhos de capacitações serão realizados até o dia 15 de maio. Nesta quarta (13) a capacitação será sobre o controle de endemias junto aos agentes de saúde, no dia 14 a capacitação será realizada no município de Amambai. No dia 15, a capacitação volta a Ponta Porã, com o tema direcionado aos cuidados no tratamento de água e vigilância ambiental.

Jefferson Gonçalves - Ses

Fotos: Jessica Barbosa

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.