Capacitação Siconv: segunda etapa forma 41 novos multiplicadores de 13 municípios em MS

• Thereza Christina Amendola da Motta
  • 09/junho/2017 1:00 pm

Campo Grande (MS) -  A capacitação que colocou Mato Grosso do Sul como o número um do País em firmar convênios com o Governo Federal formou 41 novos multiplicadores essa semana. O II Seminário da Rede Siconv - Sistema de Convênios do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - reuniu prefeitos, lideranças regionais e representantes de 13 municípios em São Gabriel do Oeste, nos dias 7 e 8 de junho. O curso é oferecido por meio de cooperação técnica entre o Governo de MS, Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e Associação dos Municípios de MS (Assomasul).

Governador Reinaldo Azambuja parabenizou técnicos pelo avanço.

O governador Reinaldo Azambuja parabenizou o grupo e destacou que a nova habilidade vem acompanhada de uma série de benefícios, tanto na desburocratização da máquina pública e reforço do caixa das prefeituras, quanto na execução de políticas públicas.

“São muitos benefícios. Os convênios federais viabilizam importantes investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população. Estamos muito contentes com o interesse dos servidores e, principalmente, do presidente da Assomasul, prefeito de Bataguassu Pedro Arlei Caravina. Essa é a primeira vez que a associação lança o desafio de ir a campo, preparar as pessoas, com o Estado sendo parceiro de fato. A capacitação é uma ferramenta fundamental para os servidores e para a melhoria na entrega de políticas públicas que levam melhoria de qualidade de vida a todos os moradores do nosso Estado”, declarou o governador.

Presidente da Assomasul esteve prestigiando a capacitação.

Para Caravina, a capacitação que o Estado oferece traz benefícios enormes aos municípios em momento de baixa arrecadação. “Se a gente consegue dinheiro novo com o Governo Federal, conseguimos melhores resultados para nossa população. A arrecadação nada mais é que a prestação de serviço, o recurso que nos possibilita executar obras de asfalto, moradias, atendimento em saúde, educação, entre outros. O governador vem demonstrando na prática que faz um governo municipalista, tratando os municípios com proximidade. Atualmente, estamos em uma situação financeira complicada e os gestos e apoios da gestão do Reinaldo estão sendo fundamentais para atravessar esse momento de crise”, afirmou.

O diretor executivo da Assomasul e ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos (Zé Cabelo), também esteve presente no seminário. “A capacitação do Siconv é um projeto inédito, de suporte, e que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento. Temos muitos prefeitos em início de mandato e que, muitas vezes, não sabem por onde começar. Essa formação em gerir convênios é essencial para as administrações municipais angariarem recursos da União, já que muitos municípios dependem exclusivamente disso. Não tenho dúvida que será um sucesso”, disse.

De acordo com o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, o curso da rede Siconv levou nova motivação aos servidores. “Não tenho dúvida que esse curso será o diferencial. Os 41 técnicos que receberam a certificação já operam o Siconv, mas todos elogiaram o modelo de gestão que foi apresentado, a dinâmica na utilização da ferramenta e o conhecimento transmitido. Foi só elogios”, pontuou.

Capacitação Siconv

O primeiro seminário regional foi realizado em Paranaíba, com a participação de seis municípios e a capacitação de 22 multiplicadores. Agora, na segunda etapa, 40 novos multiplicadores de 13 municípios já estão aptos para firmar e gerir novos convênios com o Governo Federal.

Conforme o assessor técnico da Segov, Luiz Carlos Morenti – responsável pelas capacitações - a ideia do governador, com a disponibilização da capacitação a todo interior do Estado é conseguir atravessar o momento de crise financeira mantendo investimentos importantes, aumentando entregas para a população e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “Os servidores aprendem a elencar as prioridades das cidades, fazer um bom levantamento de cenário das políticas públicas que vão ser disponibilizadas pela União e, a partir de agora, desenvolvem um novo olhar para seguir atentos encaminhando as propostas de acordo com as demandas locais”, explicou.

Curso Siconv

O curso do Siconv foi realizado pelo Governo de MS, por meio da Escolagov, e atendeu cerca de 150 servidores. A capacitação fez com que Mato Grosso do Sul alcançasse o 1º lugar do Brasil em número de convênios com o Governo Federal. Isso se deve à qualificação dos agentes públicos que deve saber fazer e conhecer os meios para levar melhor qualidade de vida a todos. “Hoje os 26 estados e o Distrito Federal tem sérios problemas para administrar, mas a capacitação do setor público tem sido nosso diferencial para superar os desafios”, encerrou Reinaldo Azambuja.

Diana Gaúna - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)