Campo Grande (MS) – A Caravana da Saúde do Governo de Mato Grosso do Sul inicia os atendimentos na microrregião de saúde de Campo Grande nesta terça-feira (10). Entre os dias 10 e 13 de maio serão ofertadas consultas oftalmológicas. A partir do dia 14 começam os atendimentos de diversas especialidades médicas e de parceiros. Conheça abaixo a estrutura montada pelo Governo do Estado no Centro de Convenções Albano Franco, nos altos da Avenida Mato Grosso, para melhor atender o público da Caravana.
- 22 consultórios para atendimento de especialidades médicas (Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, etc);
- 17 carretas de consultórios e centros cirúrgicos para atendimento de oftalmologia, sendo 10 estacionadas dentro do centro de exposições 7 fora;
- 14 salas de atendimento de parceiros, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, etc.;
- 8 salas para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com atendimento do Civtox, DST/Aids, etc.;
- 3 containers do Hospital do Exército, com consultas de especialidades;
- 1 sala de observação médica;
- 1 sala de audiometria, com cabine de fonoaudiologia;
- 1 sala de imprensa;
- 1 espaço de microcirurgia, onde serão feitos exames de preventivo, psa e biópsia de lesões de pele;
- 1 espaço da mulher, com sala de amamentação, fraldário, etc;
- 1 espaço de atendimento do Fácil, com prestação de serviços ao cidadão;
- 1 espaço de saúde bucal, com 4 consultórios e 1 escovódromo;
- 1 espaço de exposição do corpo humano;
- Áreas de exposição das forças de segurança pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc);
É importante ressaltar que o atendimento entre terça-feira (10) e sexta-feira (13) será exclusivo da oftalmologia, com consultas. A partir do dia 14 começam as cirurgias oftalmológicas. Nessa data também iniciam os exames e as cirurgias gerais, que serão realizados em instituições e hospitais credenciados.
Os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos finais de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.
A partir do dia 20 serão oferecidos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.
Estimativa de atendimento
Conforme estimado pelo coordenador da Caravana, o médico Marcelo Henrique de Mello, dos 72,8 mil procedimentos médicos, 35 mil serão de consultas oftalmológicas e 12 mil de cirurgias da mesma especialidade, que é considerada uma das principais demandas do povo sul-mato-grossense.
O restante previsto é de consultas em Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria (10,8 mil procedimentos); cirurgias eletivas em hospitais da rede credenciada (quatro mil procedimentos) e exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletroencefalografia, eletrocardiograma, ultrassonografia com Doppler, endoscopia e eletroneuromiografia (11 mil procedimentos).
Todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fazem parte do cronograma de atendimentos consultas odontológicas e de saúde do homem e da mulher, além de exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-x.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Chico Ribeiro.