Caravana de Saúde leva atendimentos em ginecologia para região de Coxim

• 26/março/2015 5:37 pm

Campo Grande (MS) – O Hospital Regional de Coxim iniciou nesta quinta-feira (26) os atendimentos com especialidade em ginecologia com demanda acumulada em fila. A ação deu início aos exames e cirurgias de média complexidade que fazem parte da ação da Caravana da Saúde que será lançada no município neste domingo (29).

Além da demanda acumulada em ortopedia, a ginecologia também é um dos procedimentos que possui fila de espera e será atendido no Hospital Regional de Coxim. De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Rita de Cássia Tavares, os atendimentos iniciais serão desde biopsias, colposcopia, exames preventivos e procedimentos ambulatoriais. “Estamos analisando os exames feitos por cada uma das pacientes que estavam na fila e verificando qual procedimento será adequado para o seu tratamento”, destacou a médica.

Em seu sétimo mês de gravidez, Rayanne Pereira de Mendes, 20 anos, conseguiu agendar seus exames através da Caravana da Saúde e destacou a importância dos cuidados que o programa proporciona para a saúde da gestante. “Meus exames iniciais mostraram um gravidez de risco. Como precisava atualizar meus exames e não conseguia horário, o serviço de saúde entrou em contato comigo explicando o atendimento pela caravana. É uma ótima iniciativa, principalmente por diminuir a demora dos atendimentos para quem está na fila ou enfrenta as longas viagens em busca de atendimento em outros municípios’, disse Rayanne.

CARAVANA DA SAÚDE-COXIM

Mais aliviada por não passar por procedimentos cirúrgicos, a dona de casa Alcinete Xavier Soares, 38 anos, veio do município de Sonora em busca de resolução para suas dores abdominais e mal estar. “Estava na fila aguardando uma resposta para a possibilidade de uma cirurgia, e mesmo assim em Campo Grande. Me avisaram sobre a Caravana e fui chamada para passar por novos exames. De início fiquei preocupada pois não queria ir a Campo Grande para fazer uma cirurgia, principalmente pelo incomodo e pela longa viagem. Com os exames preventivos feitos hoje, vou verificado que não precisarei passar por uma cirurgia, sendo necessário somente um procedimento ambulatorial. Fiquei aliviada e feliz pela rapidez dos resultados deste trabalho fornecido pela Caravana”, disse Alcinete.

CARAVANA DA SAÚDE-COXIM

A Caravana da Saúde é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que tem como meta diminuir os numero de filas para atendimentos nas 11 microrregiões de saúde do estado. A primeira edição será realizada no domingo (29), na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, onde serão realizados exames, consultas e cirurgias oftalmológicas através de carretas e ônibus especializados em atendimentos à saúde.

Texto: Jefferson Gonçalves - Subsecom

Fotos: Jéssica Barbosa