Caravana registra mais de 3 mil atendimentos e pacientes comemoram cirurgias oftalmológicas

• 02/maio/2015 6:21 pm

Campo Grande (MS) – A Caravana da Saúde chegou ao seu terceiro dia de atendimento neste sábado no município de Ponta Porã. Somando mais de 3 mil consultas desde a ultima quarta-feira, a caravana ainda ganha reforço com a realização de cirurgias  eletivas como parte do cronograma no município de Amambai.

Com início das cirurgias oftalmológicas realizadas nas carretas montadas ao lado da Escola Estadual Miguel Marcondes Amaro, os pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata em um olho retornaram esta manhã para a avaliação e liberação para dar continuidade ao tratamento. Toda a avaliação é feita na Câmara Municipal de Ponta Porã com uma equipe médica da Caravana da Saúde.

JBC_1629

“Avaliamos as condições para que o paciente possa operar o segundo olho, sempre fazendo a revisão em 7 dias e depois em 30 dias. A cirurgia de catarata é efetiva, mas seus resultados são gradativos, por isso para o conforto do paciente verificamos a reação do paciente a primeira cirurgia para em seguida liberarmos para o segundo procedimento. Também orientamos para os cuidados em relação aos olhos operados. São pessoas com certeza terão outra vida após as cirurgias de correção”, disse o médico oftalmologista Diogo Garcia Neto.

JBC_1640

Moradora em Ponta Porã, Sebastiana Montiel, 67 anos, foi uma das pacientes a retornar para a avaliação. Para a dona de casa, recuperar a visão foi um presente que trará de volta as atividades que tinha abandonado devido a dificuldade para enxergar.

“Há cerca de dois anos eu parei de enxergar normalmente. Isso me atrapalhou muito quando costurava e foi piorando com o passar do tempo. Os funcionários do posto de saúde da cidade me indicaram para a Caravana da Saúde e fiz a cirurgia. Hoje eu consigo enxergar muito melhor em comparação a antes, é outra vida. Vou aguardar a segunda cirurgia e assim retomo a minha costura” comemorou a dona de casa.

JBC_1642

Há três anos sem enxergar do lado direito, o comerciante do município de Angélica, José Valmir Ferreira, já estava sem esperança de fazer uma cirurgia de catarata “Eu não sabia quando faria esta cirurgia. Ao longo dos anos a catarata foi ficando pior. Fazia os exames em um município depois ia para outro e não me confirmavam nenhuma data. Soube da Caravana através de amigos e consegui fazer a primeira cirurgia. É incrível o quanto tudo ficou melhor, está tudo mais nítido” disse o comerciante.

Jefferson Gonçalves - Subcom

Fotos: Jessica Barbosa