Caravana vai pôr fim a uma fila de espera de 327 cirurgias hospitalares gerais em Corumbá e Ladário

  • Geral
  • 02/outubro/2015 5:04 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Corumbá (MS) - A 6ª edição da Caravana da Saúde, realizada pelo Governo do Estado nas cidades irmãs de Corumbá e Ladário, vai por fim a uma fila de espera de 327 cirurgias hospitalares gerais. Os procedimentos começaram no último dia 29 na Santa Casa de Corumbá e vão até 26 de outubro.

Segundo o diretor-presidente do hospital, o médico urologista Cristiano Ribeiro Xavier, serão feitos diversos tipos de cirurgias, entre elas de vesícula, hérnia e laqueadura. "A intenção é pegar esses pacientes que estão na fila de demanda reprimida e fazer com que todos sejam operados nesse intervalo de tempo", disse.

JBC_6918
Diretor-presidente da Santa Casa de Corumbá, Cristiano Xavier

Uma das centenas de pacientes que conseguiram atendimento durante a Caravana da Saúde é a aposentada Rosa Maria Ribeiro Gonçalves, 72 anos, moradora de Corumbá. Há dois anos sofrendo com fortes dores na barriga por causa de pedras na vesícula, ela só tinha expectativa de fazer a cirurgia em fevereiro de 2016.

"Ai ligaram falando que ia ter esse mutirão e que eu ia poder operar. Eu dei graças porque tenho muitas crises de dores, que vem mais ou menos de 15 em 15 dias. Quando ataca, eu não consigo comer nada e nem beber nada", contou, lembrando que se tivesse que pagar para retirar as pedras da vesícula teria que desembolsar mais de R$ 3,5 mil.

dona rosa
Dona Rosa e o marido Tiburcio Gonçalves, de 79 anos, antes da retirada das pedras da vesícula

Entre cirurgiões, anestesistas, ortopedistas e demais especialistas, são 20 médicos empenhados para fazer as cirurgias gerais na Santa Casa de Corumbá - hospital que conta com 147 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). No período em que a caravana estiver na região, a unidade hospitalar vai continuar atendendo pacientes normalmente.

Caravana da Saúde

Toda a estrutura da Caravana da Saúde, carretas, centro cirúrgico e de atendimento, do Governo do Estado e de parceiros, foi montada na Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, em Corumbá. Os atendimentos e consultas em diversas especialidades serão oferecidos neste sábado (3)  para pacientes agendados previamente.

Bruno Chaves, da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Fotos: Jessica Barbosa.

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.