CGE-MS realiza treinamento para utilização da Plataforma Fala BR

  • Gestão
  • Thaiane Firmino
  • 02/julho/2024 1:38 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O evento foi destinado aos servidores que atuam nas unidades setoriais e seccionais de controle interno.

Na última sexta-feira (28), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul  (CGE-MS), através da Unidade de Gestão do Sistema de Controle Interno (UGSCI), realizou treinamento sobre a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, o Fala BR - desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Participaram da iniciativa servidores que atuam nas unidades setoriais e seccionais de controle interno.

Desde 2023 as instituições estaduais de Mato Grosso do Sul estão alinhadas à Plataforma. Isso garante ao cidadão celeridade nos atendimentos e agilidade nas respostas aos pedidos de acesso à informação e manifestações de Ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações). De acordo com a chefe da UGSCI, Monique Silveira Souza, a importância do treinamento está em preparar o servidor para operar o sistema e acompanhar as manifestações direcionadas ao órgão ou entidade em que atua. 

“Durante o treinamento, o titular aprende como registrar, tratar e responder às manifestações, assim como acompanhar prazos relativos ao andamento dos processos. Dessa forma, garante-se que o cidadão obtenha respostas tempestivas às suas manifestações, fortalecendo o controle social”, explicou.

Segundo a chefe da Unidade de Manifestação de Ouvidoria e Acesso à informação e, também, instrutora do treinamento, Laura Cesco, os treinamentos elaborados para os servidores são atualizados continuamente. Isso ocorre porque a própria Plataforma Fala BR está em constante adequação e otimização de suas funcionalidades. 

“A capacitação oferecida é enriquecedora para todos os participantes, inclusive, para a instrutora, pois acontecem debates e trocas de experiências e informações que auxiliam na padronização do atendimento feito ao cidadão que acessa o canal de comunicação com o Poder Público Estadual”, pontuou Cesco.

Para encaminhar manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o cidadão deve escolher o órgão ou entidade destinatária pertencente à estrutura do Executivo Estadual. Realizado o procedimento, é possível acompanhar o cumprimento dos prazos, consultar as respostas recebidas, entrar com recursos e apresentar reclamações, por exemplo.

Para o chefe seccional da CGE-MS vinculado à Secretaria de Estado de Administração (SAD), Raphael Noleto, treinamentos como o da Plataforma Fala BR contribuem para o aprimoramento do controle interno governamental. “Iniciativas assim colocam a CGE-MS cada vez mais próxima da gestão por meio de um espírito colaborativo. Neste ponto, é importante destacar que a Controladoria é uma instituição estratégica que contribui com o aperfeiçoamento da gestão pública, a efetividade das políticas públicas, a promoção de um ambiente ético e íntegro, além de fomentar a transparência e a participação social”, destacou.

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaís Firmino

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