Com o tema "Ensino e pesquisa na área de Letras: desafios e perspectivas", a programação da Semana traz conferências, mesas redondas, minicursos, comunicações e pôsteres.
A conferência de abertura será sobre “Tecnologia Educacional e Educação Linguística Crítica: perspectivas e problematizações em tempos de mobilidade e reflexividade”, sob ministração da professora Drª Cláudia Hilsdorf Rocha (Unicamp/Fundect).
No dia 6 de junho, o evento terá duas mesas redondas de discussões. A primeira será um bate papo com escritores: Alberto Pucheu (Fundect) falará sobre "Para que poetas em tempo de terrorismos?"; e Fernanda Ebling (Arrebol Coletivo), sobre "Tirar os rabiscos da gaveta e se (re)escrever em folhas recicladas: como ser escritora, editora e produtora de livros".
A Mesa dois abordará o tema: “O que acontece quando trazemos perspectivas multi-inter-trans-culturais na formação de professores de línguas/linguagens? Foco na imigração recente no Brasil pelas mídias", ministrada pela docente Drª Nara Hiroko Takaki (UFMS - Campo Grande); e a professora Me. Ágata Cristina Kaiser, da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, falará sobre “O leitor em frente ao espelho: reflexo e distorção da leitura literária".
No dia seguinte, à noite, será aberta pela conferência “O texto científico na academia: percursos necessários”, ministrada pela professora Drª Arlinda Cantero Dorsa (UCDB). Logo após, a mesa redonda discutirá sobre: "Prosa contemporânea e possibilidades de resistência" - Prof. Dr. Volmir Cardoso Pereira (Uems – Campo Grande); e "Negatividade e resistência na poesia brasileira contemporânea" - Prof. Dr. Daniel Abrão (Uems – Campo Grande) e Prof. Me. Paulo Eduardo Benites de Moraes (Uems – Jardim).
“Centopeia poética: a tradição satírica luso brasileira e a obra de José Joaquim Correia de Almeida (1854-1905)” é o tema da conferência da noite da quinta-feira (8/06), que será proferida pelo professor Me. Ednaldo Candido Moreira Gomes (UNIFESSPA/Fundect). A mesa redonda da noite será composta pelos professores da Uems de Campo Grande, Dr. Ruberval Franco Maciel e Drª Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros.
A Conferência de encerramento do evento, no dia 9 de junho, ficará por conta da professora Drª Kelcilene Grácia-Rodrigues, da UFMS de Três Lagoas. As inscrições de participantes, sem submissão de trabalhos, com desconto podem ser feitas até 15 de maio e sem desconto de 16 de maio a 5 de junho.
Para mais informações, acesse aqui.
Eduarda Rosa - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)
Foto: Chico Ribeiro