Codesul: MS anuncia agência de fomento com foco no desenvolvimento econômico local

• Próspero
  • nrodrigues
  • 01/agosto/2024 3:30 pm

Governador Eduardo Riedel, ao lado dos também governadores Carlos Massa e Eduardo Leite; na sequência, mais ao fundo, Jorginho Mello

Mato Grosso do Sul terá em breve uma agência de fomento econômico. Importante ferramenta de desenvolvimento regional, a agência será criada em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e foi anunciada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (1º) durante a posse do governador sul-mato-grossense Eduardo Riedel na presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Campo Grande.

Estudada há praticamente um ano, a criação da agência vai possibilitar a entrada de Mato Grosso do Sul como sócio do BRDE e, assim, viabilizar a obtenção de recursos no mesmo. A previsão é que em seis meses a agência esteja criada e aprovada para operação pelo Banco Central.

"Estabelecer uma agência de fomento junto a um banco com expertise muito grande em gerir e liberar recursos de maneira adequada, com uma inadimplência menor que 0,5%, o que demonstra a experiência em saber dar crédito, vai fomentar novos negócios com critérios bem definidos", frisa o governador, que completa na sequência.

"Nossa agência será uma nova opção para o empresariado sul-mato-grossense desenvolver seus negócios, um fomento através das linhas de estratégia que nós temos, acompanhando industrialização, as cadeias produtivas competitivas e os novos negócios que tem surgido aqui. A agência de fomento vai proporcionar essa alternativa de financiamento projetos".

Já o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, explica que a criação da agência significa "permitir ao Mato Grosso do Sul ter o seu próprio banco de financiamento, atender aos pequenos empresários, utilizar recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e alavancar um volume significativo de recursos para o desenvolvimento econômico do Estado".

O evento desta quinta-feira contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Carlos Massa, o Ratinho Junior (Paraná). Além da posse de Eduardo Riedel na presidência do Codesul, eles acompanharam e ratificaram a entrada de Mato Grosso do Sul no Banco Regional de Desenvolvimento.

Formato inovador

Entre as possibilidades analisadas para entrar no banco, foi estudada a sociedade direta, o que logo foi descartado por causa dos custos elevados, segundo explica Verruck. "Caminhamos no segundo momento de como poder emparcerar, sendo definido e aprovado hoje pelos governadores do Codesul que o formato da agência de fomento será através de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o BRDE", acrescenta Verruck.

A agência de fomento deverá contar com 51% de participação do Estado de Mato Grosso do Sul e 49% do BRDE, em um formato inovador e que ampliará a capacidade de apoio ao empresariado, oferecendo crédito a micro e pequenos empreendedores, por exemplo.

Conforme Verruck, será a primeira experiência brasileira sob essa forma. "É um grande avanço, uma grande definição aqui em Campo Grande. Agora com a presidência do governador Eduardo Riedel ganhamos mais uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico do Estado".

01/08/2024 Cerimônia de Posse do Governador do Estado de Mato Grosso Sul na Presidência Pro Tempore do Codesul

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom