Com 10 coordenadorias municipais, Subsecretaria da Juventude quer expandir trabalho em todo o Estado

• Agenda
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 29/março/2023 10:47 am

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Juventude vem trabalhando para incentivar e fortalecer os núcleos voltados a esta população em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Graças ao fomento da Subsecretaria, o Estado já conta com nove coordenadorias estabelecidas em Corumbá, Dourados, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos, Aquidauana, Maracaju, e a recém implantada, na cidade de Bataguassu.

Segundo o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Fernando Henrique Carvalho Miranda, o trabalho junto às prefeituras na criação das coordenadorias é fundamental.

“Estes pontos focais dentro dos municípios vai ensinar este jovem que está na ponta como coordenador a trabalhar com as secretarias municipais de Cultura, Turismo, Esporte. A subsecretaria está indo atrás, conversando com as prefeituras para incentivar a criação dos cargos e expandir o desenvolvimento das políticas públicas para a juventude”, pontua Fernando.

Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Fernando Henrique Miranda; secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, João Carlos Kotai; coordenador municipal da Juventude, Lucas Basílio.

Em visita ao subsecretário, o mais novo coordenador municipal da juventude, Lucas Conceição Basílio ressaltou a conquista que é para Bataguassu a criação do cargo.

“A coordenadoria é uma reivindicação que os jovens fizeram ano passado, quando realizamos a primeira semana da juventude, evento no qual apresentamos algumas propostas para a prefeitura, entre elas a criação de um órgão que gerisse dentro do poder público as ações voltadas para o jovem”, explica Lucas.

O pedido foi atendido pela Prefeitura de Bataguassu, que através de projeto de lei, criou a coordenadoria dentro da pasta da Secretaria de Esporte e Lazer, e convidou o advogado, Lucas Conceição Basílio, para estar à frente. O jovem tem 26 anos e é militante da juventude desde a adolescência.

Secretário municipal de Esporte, Lazer e agora, Juventude de Bataguassu, João Carlos Kotai ressalta que a vinda para Campo Grande e o encontro com o subsecretário Fernando Henrique é para alinhar objetivos e já programar ações e oficinas para os jovens do município.

“Uma das coisas que a gente se interessa muito é levar cursos e também buscar recursos para dar melhores condições ao espaço que já é destinado à juventude. Ao agregarmos a coordenadoria nós vamos, de fato, desenvolver políticas públicas realmente voltadas para os jovens”, descreve Kotai.

A reunião contou com a participação do vereador jovem de Mundo Novo, Raul Amaducci, de 27 anos, que vem fazendo a interlocução com o Governo do Estado para implementar a coordenadoria da juventude no município.

“A nossa intenção é de se criar a coordenadoria, porque o jovem tem que ser escutado, tem que ter suas solicitações atendidas”, comenta.

Engenheiro agrônomo, Raul propõe levar oficinas de empreendedorismo aos jovens nos assentamentos. “A gente precisa fazer o jovem sonhar com um futuro melhor sem sair dali. As oficinas podem alavancar o potencial dele, mostrá-lo como se faz uma gestão sustentável dentro da sua agricultura familiar. Nós não vamos conseguir implantar sustentabilidade se não levarmos assistência técnica”, frisa.

Paula Maciulevicius, Setescc