Com apoio da população, Polícia Militar prende mais de 1,5 mil foragidos da Justiça em Mato Grosso do Sul

  • MS Mais Seguro
  • Thereza Christina Amendola da Motta
  • 06/junho/2017 8:30 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Prisões de foragidos somam 1.512; números são de 1º de janeiro a 20 de maio de 2017.

Campo Grande (MS) – Mais de mil foragidos da Justiça foram retirados das ruas de Mato Grosso do Sul somente nos meses de janeiro a maio deste ano. O trabalho realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) conta com importante apoio da sociedade, que é uma grande parceira e pode continuar contribuindo com informações por meio do disque denúncia 181 ou pelo próprio 190. As ações fazem parte do programa “MS Mais Seguro”, que tem como objetivo garantir a tranquilidade e a ordem pública.

Governador diz que população tem contribuído com forças policiais na captura de foragidos.

Dados estatísticos do setor de inteligência da PMMS mostram que de 1º de janeiro de 2017 a 20 de maio do mesmo ano, a polícia conseguiu localizar e prender 1.512 foragidos da Justiça, que são pessoas que fugiram do sistema prisional ou estão com mandato de prisão em aberto. Todos os procedimentos relativos ao tratamento e punibilidade dos foragidos da justiça estão previstos no Código de Processo Penal.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os números são resultados, principalmente, da intensificação de ações de prevenção a partir das metas do programa “MS Mais Seguro”, que compactua com o atual plano de comando da Polícia Militar, e tem a finalidade de garantir a segurança e a preservação da ordem pública em todo o Estado.

“A decisão de acolher ou facilitar o esconderijo e fuga de um foragido, segundo o Código Penal, também é considerado um crime. Aqui no nosso estado temos contado com o importante apoio da nossa população nessa missão, para retirar os criminosos das ruas. Regras rígidas, aliadas ao policiamento preventivo e ostensivo, têm garantido que esses foragidos possam pagar pelos seus crimes conforme determina a Lei. Vamos continuar trabalhando para garantir um Mato Grosso do Sul cada dia mais seguro para nossas famílias”, afirmou o governador.

Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, disse que a melhora nos números se devem ao policiamento preventivo, realizado por meio da intensificação de rondas e abordagens diárias, atrelados ao planejamento estratégico adotado pelas unidades da PMMS.

“Estamos fazendo um empenho enorme para criar uma condição de tranquilidade à população de MS. A segurança pública é uma prioridade de Governo e as ações de enfrentamento a criminalidade são um pedido pessoal do governador Reinaldo Azambuja a nossa corporação. Com o investimento de mais de R$ 115 milhões no reforço da estrutura das forças policiais temos certeza que vamos conseguir manter a ordem pública e melhorar as condições de segurança em todo Estado”, frisou o secretário.

Diana Gaúna - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: João Garrigó (Sejusp) e Chico Ribeiro (Subcom)

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.