Com apoio do Governo do Estado e desfile cívico, Maracaju comemora 99 anos

  • Municípios
  • Alexandre Carvalho Gonzaga
  • 11/junho/2023 12:00 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O município de Maracaju está completando 99 anos de emancipação político-administrativa. Um desfile cívico na manhã de domingo (11) com a participação dos estudantes da rede pública e privada, e entidades da sociedade civil, foi o ponto alto e marcou as comemorações de aniversário da cidade. Durante toda a semana foram anunciados novos recursos para Maracaju nas áreas de cultura, educação e lazer.

No palanque, posicionado entre a esquina da rua 11 de Junho com a avenida João Pedro Fernandes - fundador da cidade - estavam presentes o governador Eduardo Riedel, acompanhado do prefeito Marcos Calderan, secretários municipais e demais autoridades. Em frente, famílias inteiras, com crianças e idosos, aguardavam ansiosamente pelo início do desfile.

Para o governador Eduardo Riedel, a cerimônia e alegria das pessoas são reflexo da gestão municipalista e que a cidade está na trilha do desenvolvimento econômico e social. "É uma alegria muito grande estar aqui hoje. É bom perceber que o município está num bom caminho, evoluindo de maneira próspera, incluindo as pessoas, como o Governo propõe. A política tem que ser feita com parcerias e o resultado aparece aqui e nos outros 78 municípios do Estado. Poder ver e acompanhar toda esta evolução tanto na parte econômica como na educação e na área social, com o Estado presente em vários ações de infraestrura em apoio ao município, nos dá muita satisfação e orgulho". 

No discurso de abertura, o prefeito Calderan agradeceu o apoio do Estado nas ações empregadas no município. "Firmamos mais já alguns compromissos de recursos para continuar acelerando a transformação de Maracaju", ressaltou. Ainda na ocasião, a administração municipal anunciou a entrega de seis veículos para atendimento em infraestrutura e segurança, totalizando investimentos de R$ 1,5 milhão.

Desfile Cívico

O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul abriu o desfile e permaneceu durante todo o tempo executando canções populares. Em seguida dezenas de estudantes, entre elas, crianças atendidas por entidades assistenciais, desfilaram pela avenida João Fernandes.

Mas, a grande atração, que rendeu elogios e aplausos foi a presença da Banda Musical Iulle Martins Rezende, de Alcinópolis, convidada especialmente para abrilhantar o desfile. Composta por 65 jovens, a fanfarra tocou ícones famosos de filmes, canções populares e fez evoluções.

A estudante em Contabilidade, Ana Lires Batista, de 21 anos, trouxe a sua mãe, a filhinha de seis meses, sobrinho e a irmã para assistir o desfile. É a primeira que venho. Trouxe minha filha e sobrinhos. Dá para perceber que a organização está ótima. Vim ver meus sobrinho desfilar pela escola."

Outro momento importante do desfile foi a passagem de carros antigos que arrancou aplausos e sorrisos do público.

O barbeiro Marco Antônio Barbosa, de 33 anos, prestigia todos os anos o desfile de aniversário da cidade. "Sou nascido e criado aqui em Maracaju. Eu gosto muito, hoje estou com minha esposa, meus filhos de 6 e 4 anos e o bebê de 1 mês", completou.

Algumas dezenas de instituições educacionais participaram do evento, entres elas, a APAE (Associação Dos Pais e Amigos Excepcionais de Maracaju), os Centro Integrados de Educação Infantil, a Escola do Assentamento Santa Guilhermina, a Escola Indígena Velario Sucuri'y, a Banda Marcial da Escola Estadual Profª. Neyder Suelly Costa Viera, a banda Dona Fé Fernandes, alunos das escolas estaduais, Associação Nipônica, as colônias holandesa e paraguaia, além de integrantes das secretarias municipais e do Centro de Tradição Gaúcha.

Fundação de Maracaju

Um dos fundadores de Maracaju e o primeiro prefeito, João Pedro Fernandes, radicado no lugar denominado à época São Bento, no atual município de Sidrolândia, transferiu-se, em 1922, com o seu comércio-farmácia Santa Rosa para o povoado pertencente ao município de Nioaque, na margem direita do Rio Brilhante.

Algum tempo depois, em consequência de um surto de malária, resolveu estabelecer-se na zona que hoje compreende a cidade de Maracaju, ali instalando a sua farmácia, atendendo assim apelo dos habitantes da redondeza. Data de 1923, a fundação do núcleo que hoje é a cidade de Maracaju.

A economia de Maracaju está baseada na agropecuária. O município, com mais de 48 mil habitantes, ocupa hoje a 13ª posição entre os municípios com maior PIB do Estado, e figura 200ª lugar no ranking nacional (IBGE/2020).

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.