Em Mato Grosso do Sul, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vem incentivando o protagonismo feminino na agricultura familiar. Desde a entrada das linhas de crédito do Pronaf até atividades ligadas ao programa Leite Forte já foram contabilizadas 8.404 ações.
O gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA), Araquem Midon detalhou os números.
Os números foram divulgados, nesta semana, durante o lançamento da campanha “O protagonismo da mulher sul-mato-grossense: empoderamento e empreendedorismo”, organizado Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher celebrado neste 8 de Março.
Araquem explicou que além do crescente aumento de acesso as linhas do Pronaf, a mulher do campo tem estado a frente também da gerência da terra, conforme dados estaduais referente ao Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Só em termos de propriedades são dois mil lotes nas mãos das mulheres. Trabalhadoras, mulheres, mães e filhas que muitas vezes exercem sozinhas o papel de chefe de família e na Agraer têm o auxílio necessário para tirar da terra o sustento dela e da família.
Katiuscia Fernandes - Subcom