Controladoria-Geral de MS e SED encerram projeto Estudantes no Controle com premiação dos vencedores

• 06/dezembro/2022 5:49 am

Na quarta-feira (7), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), fará a premiação dos vencedores e o encerramento do projeto Estudantes do Controle. O evento será no auditório da Receita Federal, a partir das 8h45.

O Projeto tem o objetivo geral de promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, para que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público (levando à reflexão-ação sobre problemas, causas e soluções no contexto escolar) e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.

O Estudantes no Controle teve sua primeira edição em 2018 e, desde então, só vem ampliando o número de participantes e também a premiação. Lembrando que, devido à pandemia, em 2020 e 2021, não houve a execução das atividades.

Neste ano, equipes de 37 escolas da Rede Estadual de Ensino dos municípios participantes (Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Sidrolândia) desenvolveram os desafios elaborados pela Ouvidoria-Geral do Estado, da CGE-MS, no período de março até novembro. A competição foi estabelecida da seguinte forma:

• Participação dos professores orientadores na Oficina Preparatória;
  • Presença na apresentação da peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania”;
  • A realização da Auditoria Cívica;
  • A execução coletiva do Desafio;
  • Tarefa Especial - que este ano tratou da divulgação, no âmbito da comunidade escolar, das Cartas de Serviços, disponibilizadas pelo Poder Executivo Estadual nos sites das secretarias, autarquias e fundações ou diretamente no site www.cartasdeservicos.ms.gov.br

Premiação

Em relação à premiação, somente as 12 primeiras escolas receberão de R$ 5 mil a R$ 15 mil e, os respectivos estudantes e professores envolvidos, também serão premiados conforme detalhado no edital. Ao todo, os prêmios aos vencedores alcançam o valor de R$ 140 mil.

Karla Tatiane - CGE-MS