Convênio com Governo do Estado abre novo Centro Especializado em Reabilitação na Capital

  • Geral
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 17/setembro/2021 1:25 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

 Espaço está preparado para receber pacientes tanto da Capital quanto dos 33 municípios da macrorregião de Campo Grande com atendimentos médicos, psicológicos, fonoaudiologia, terapia ocupacional e ortopedia, entre outras áreas

Por meio de convênio assinado entre o Governo do Estado, Município, União e o Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Campo Grande passou a contar, a partir de quinta-feira (16), com um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER), modalidade II. A unidade, que funciona junto ao Cotolengo, passa a oferecer atendimentos médicos, psicológicos, em fonoaudiologia, terapia ocupacional, ortopedia, entre outras áreas.

O Cotolengo Sul-Mato-Grossense é uma entidade beneficente que atende pessoas com paralisia cerebral grave e/ou deficiências intelectuais e físicas. Na ocasião, foi homenageado o médico Virgílio Gonçalves de Souza Júnior, que por muitos anos contribuiu com aquela unidade e faleceu em abril deste ano, vítima de Covid-19.

Com capacidade para prestar 400 atendimentos por mês, o espaço poderá receber pacientes tanto da Capital, quanto dos 33 municípios da macrorregião de Campo Grande, por meio do Sistema de Regulação.

Presente à inauguração, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende destacou a importância do trabalho exercido pelo Cotolengo Sul-Mato-Grossense e a parceria com o Governo do Estado. “Aqui, encontramos pessoas abnegadas, cujo único propósito é proporcionar um pouco de alívio para aqueles que padecem de distúrbios físicos ou intelectuais. E nós, como poder público, somente temos a agradecer e colocar toda nossas energias para ajudá-las nessa missão”.

Além do secretário estadual Geraldo Resende, a solenidade comandada pelo padre Valdeci Marcolino (diretor-presidente do Cotolengo), também foi prestigiada pelo secretário estadual de Cidadania e Cultura, João Cesar Mattogrosso; prefeito Marquinhos Trad; e secretário municipal de Saúde José Mauro, entre membros da equipe técnica e administrativa da entidade.

Missão

O Cotolengo Sul-Mato-Grossense foi fundado em 20 de julho de 1996 em Campo Grande. Atende pessoas com paralisia cerebral grave vindas de famílias carentes. Atualmente, dezenas de meninos e meninas com idades até 22 anos recebem atendimentos específicos como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistente social entre outros voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida aos pequeninos.

Em Campo Grande, o Cotolengo está localizado à Rua Jamil Basmage, 996, Bairro Mata do Jacinto. Com a ajuda do voluntariado, realiza eventos, todos os meses, com o objetivo de garantir fundos para a entidade, que além de repasses do poder público, se mantém por meio de doações da sociedade.

Ricardo Minella, SES

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.