Corpo de Bombeiros de Coxim maximiza serviço de busca com cães

• 20/janeiro/2017 10:10 am

Coxim (MS) - O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente conta com um novo integrante em seu efetivo. Trata-se de “Rescue”, um filhote de cão da raça Rastreador Brasileiro (popularmente conhecido como “Americano”) que agora faz parte do canil da Unidade, juntamente com os Labradores “Pow” e “Cindy”, e em breve auxiliará na busca por pessoas desaparecidas na área urbana e rural.

Rescue será treinado para atuar na especialidade de rastreio que é a grande característica da raça. Nessa especialidade, através de qualquer amostra de cheiro (roupa, boné, cobertor, relógio, etc), o cão segue a trilha de odor deixada pela pessoa desaparecida refazendo todo seu caminho. Essa especialidade é usada quando se tem um ponto inicial, ou seja, quando sabemos exatamente o último local que a vítima esteve antes de desaparecer.

Quando isso não é possível, na situação onde não se tem a informação do último paradeiro da vítima, usam-se cães com a especialidade de Salvamento (Pow e Cindy) que através de uma rápida varredura em matas ou escombros buscam captar pela brisa e vento qualquer tipo de odor humano presente, levando a equipe de busca até a fonte exata do odor, ou seja, até a pessoa desaparecida. Se os cães nada captarem, descarta-se aquela área de busca, liberando a equipe para atuar em outras possíveis áreas.

Com Rescue, o Corpo de Bombeiros Militar de Coxim maximiza o Serviço de Busca com Cães. A modalidade de busca através do odor humano especifico é uma inovação que trará para a sociedade um rápido e eficaz atendimento em ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas, contribuindo significativamente para que tão logo, vidas sejam resgatadas.

Comunicação CBMMS