Campo Grande (MS) – Os Governo de Mato Grosso do Sul também aderiu ao pacote de medidas econômicas, elaborado pelo Governo Federal para minimizar as dificuldades do setor agropecuário, sobretudo os produtores rurais.
Medidas especificas, como a prorrogação das parcelas do Pronaf, foram anunciadas para os agricultores familiares e médios agricultores que, segundo o titular da Semagro Secretário Jaime Verruck, têm demandas diferenciadas.
Segundo anunciado, os pequenos produtores (principalmente os de flores, hortifrútis, leite, aquicultura e pesca) terão ajuda para assegurar pequenas despesas na propriedade para recompor sua estrutura produtiva, custeio da atividade e manutenção do produtor e sua família.
Também criada uma linha especial de crédito para médios agricultores enquadrados no Pronamp. As taxas de juros são de 6% a.a., e o limite de R$ 40 mil.
Para as cooperativas, além do acesso aos financiamentos para estocagem e comercialização por meio do FGPP, o CMN aprovou a criação de linha emergencial para financiar capital de giro (Procap-Agro Emergencial Estiagem). O prazo para contratação ao amparo dessa linha também se encerra em 30 de junho de 2020.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação