De orientação sobre câncer à extração de dentes, Caravana cuida da higiene bucal das pessoas

  • Geral
  • 22/maio/2016 11:55 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Participar da Caravana da Saúde do Governo do Estado é oportunidade de atendimento especializado em diversas áreas, incluindo a da saúde bucal. Para isso, dentistas atendem nos dias de mobilização geral (sábado e domingo) com serviços de restauração, extração, raspagem, profilaxia e orientação, para escovação e prevenção do câncer de boca.

O atendimento odontológico no mutirão é feito por meio de parceria entre o Governo do Estado, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), a Associação Brasileira de Odontologia Seção de MS (ABO-MS) e o Sesi MS. Só no primeiro final de semana do mutirão de saúde foram 765 atendimentos odontológicos, sendo 249 escovações, 200 consultas e 316 exames diagnóstico de câncer.

Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Márcia Issa Malacrida, a estrutura do setor odontológico da Caravana da Saúde foi pensada para atender as necessidades das pessoas. São 200 atendimentos por final de semana. "De forma geral, a população não tem o hábito de ir ao dentista para consultar. Então, quando a pessoa vem à Caravana já pega uma senha para atendimento na odontologia. Aqui ela já faz o que é prioridade, sendo que para procedimentos em especialidades damos o encaminhamento", disse.

Na Caravana, a equipe do CRO-MS trabalha com a capacitação de dentistas da microrregião de Campo Grande (17 cidades) sobre o câncer bucal. Dentistas e acadêmicos de Odontologia da ABO-MS atuam com pacientes, fazendo a prevenção e a escovação em crianças. O Sesi MS cedeu as unidades móveis para o atendimento das pessoas.

hoje (220)

Câncer bucal

De acordo com a dentista Juliana Frigeri, uma das profissionais que atendem na Caravana da Saúde, o câncer de boca tem alta incidência na população. "É o quinto mais comum", revelou. Por isso, a recomendação é passar por consulta a cada seis meses. "Fatores que contribuem para o câncer são: etilismo, tabagismo, prótese mal adaptada e exposição sem proteção ao sol. Qualquer alteração percebida na boca deve ser motivo para consulta ao especialista", completou. Todas as pessoas atendidas na Odontologia recebem informações sobre o câncer bucal.

Escovação

Um dos setores da Odontologia montados na Caravana é o da escovação para crianças. A acadêmica de odontologia e coordenadora de serviços voluntários da ABO-MS, Jaqueline Godoy, explica que o objetivo é ensinar crianças, de forma lúdica, a cuidar da higiene da boca. "Muitas são carentes, não recebem informação dos pais e sequer tem escovas de dentes em casa. Então aqui passamos, de forma que elas entendam, informações de como escovar os dentes e prevenir a cárie", disse.

hoje (206)

Mãe da Ana Cláudia de 6 anos, Maria Simone Pereira, 30, aprovou o trabalho. "É muito importante aprender de forma correta em como cuidar dos dentes. Isso é bom para não ter problemas futuros", disse ela, que procurou a Caravana da Saúde do Governo do Estado exclusivamente para cuidar da saúde bucal de toda a família. "Meu marido vai consultar com a dentista, ai as crianças aproveitaram", falou.

O atendimento na área odontológica é feito por ordem de chegada. São distribuídas 50 senhas no período matutino e 50 senhas no período vespertino, totalizando 200 atendimentos por final de semana. O aposentado Francisco Perobelli, 56, foi um dos beneficiados com uma consulta. "Tem um dente que me incomoda há quase sete anos e vim ver o que a dentista acha de eu tirar ele. Consegui a senha e vou ser atendido logo", falou.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação | Fotos: Chico Ribeiro.

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.