Diretoria que comandará o Cetran pelos próximos dois anos é empossada pelo secretário de Segurança

  • Segurança
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 07/julho/2023 2:13 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, empossou na manhã desta sexta-feira (7), em Campo Grande, os membros do Cetran/MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que permanecem no cargo pelos próximos dois anos. A solenidade de posse aconteceu no auditório da Sejusp.

Regina Maria Duarte, que já estava à frente do Conselho, foi reconduzida ao cargo de presidente. Na vice-presidência foi empossado o coronel Wagner Ferreira da Silva, Secretário-Executivo de Segurança Pública da Sejusp. Foram empossados também outros 17 conselheiros, que irão conduzir os trabalhos do órgão, que é diretamente ligado à SEJUSP, até 1º de julho de 2025.

Durante a posse, o secretário de Segurança destacou a importância do Cetran para a formatação de políticas públicas voltadas para o trânsito, em especial a redução dos acidentes. “Os acidentes impactam as estatísticas, o sistema de saúde e principalmente a vida das pessoas. Esse trabalho contínuo e sério realizado pelo Cetran, junto às demais instituições e órgãos de trânsito, são fundamentais para a redução dos acidentes e proteção da vida”, frisou.

Entre as atribuições do Cetran estão a elaboração de normas, respostas a consultas relativas à aplicação da legislação, julgamento de recursos interpostos contra decisões das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações e dos órgãos e entidades estaduais nos casos de inaptidão permanente. “É o órgão responsável por fomentar e integrar os municípios ao Sistema Nacional de Trânsito”, lembra a presidente do Cetran/MS.

Conforme Regina, 76 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, já estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. “É um processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o município assume a responsabilidade que lhe é inerente pelos serviços de engenharia, fiscalização, educação para o trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos”, explica.

Sobre o Cetran/MS

O Cetran é o órgão máximo do trânsito no Mato Grosso do Sul, cuja função é a de acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos, articulando os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado, além de julgar os recursos contra as infrações de trânsito em último grau nas multas de responsabilidade dos municípios e do Estado. “Quando a gente interfere numa decisão, interfere não só na vida do cidadão, mas com a vida de toda uma comunidade”, destaca o coronel Wagner, vice-presidente do Cetran, que é também é um órgão consultivo e normativo.

Composição do Cetran/MS

Regina Maria Duarte – Presidente (Sejusp); Coronel PM Wagner Ferreira da Silva – Vice-Presidente (Sejusp); Adilde Cesar Moreira – Conselheiro (Agesul); Alandnir Cabral da Rocha – Conselheiro (Detran); Inês de Castro Pavon Barros – Conselheira (Semadesc); Tenente-Coronel Marcelo Cansanção Silveira – Conselheiro (PM); Roberson Carlos Teixeira Roncatti – Conselheiro (Campo Grande/Capital do Estado); Cristhian de Jesus Lelis – Conselheiro (Dourados); Flavio Milanez Thomé – Conselheiro (Três Lagoas); Dráusio Jucá Pires – Conselheiro (Assomasul); Elcio Paes da Silva – Conselheiro (Assomasul); Aylton Batista Ribeiro – Conselheiro (Rodosul); Pollyana Ximenes Renovato – Conselheira (Sindicato dos Trabalhadores Ligados à área de Trânsito e Sindicato dos Passageiros); Gilmar Ribeiro da Silva – Conselheiro (Sindicargas/MS); Luiz Carlos Duarte Magalhães – Conselheiro (Cematran/MS); Renan da Cunha Soares Júnior – Conselheiro (Conselho Regional de Psicologia); João Paulo Pinheiro Bueno – Conselheiro (PRF), Marcos Alves Chaves – Conselheiro (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego); Thallyson Martins Pereira – Conselheiro (Notório Saber na Área de Trânsito).

Joelma Belchior, Sejusp

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.