Em Brasília, Reinaldo participa da marcha dos prefeitos e debate a situação das ferrovias de MS

• Agenda
  • 27/maio/2015 8:53 am

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja cumpre agenda em Brasília (DF), nesta quarta-feira (27), onde participa da marcha dos prefeitos e se reúne com representantes da Rumo/ALL e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para debater a situação das ferrovias que cortam Mato Grosso do Sul.

Às 14h, Reinaldo compõe a Mesa Federativa da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios a convite da organização do evento, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Todos os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal foram chamados a participar.

Na pauta serão discutidas as propostas da Confederação para reformulação do Pacto Federativo e as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. Também na Mesa Federativa, União, Estados e Municípios vão analisar o pré-relatório do deputado André Moura (PSC-SE), relator na Comissão Especial da Câmara que analisa proposições referentes ao Pacto.

Às 16h30, o governador se reúne com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos. No encontro serão debatidos a fusão da Rumo/ALL e os problemas decorrentes das demissões e desativação de trechos ferroviários no Estado.

A Rumo/ALL, que obtém a concessão da linha férrea em Mato Grosso do Sul, demitiu até este mês, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até 20% do quadro de trabalhadores do setor no Estado, além da transferência de outros funcionários para outros estados.

Às 18h, Reinaldo se reúne com procurador-chefe do Cade, Victor Santos Rufino, também para tratar da fusão Rumo/ALL e os problemas decorrentes das demissões e desativação de trechos no Estado, considerada a importância logística dos trechos ferroviários que percorrem Mato Grosso do Sul, em especial, a malha entre Corumbá e Bauru (SP), rota de escoamento da produção de minério de ferro, soja, celulose e combustíveis.

O Cade aprovou em fevereiro deste ano a fusão entre a ALL, maior empresa de transporte ferroviário do Brasil, e a Rumo Logística, que pertence ao grupo Cosan, e que atua no ramo e exportação de açúcar pelo porto de Santos (SP).

Às 20h, o governador participa do evento “Bonito em Brasília”, promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito. A intenção é promover o principal destino turístico do Estado com a realização de exposição fotográfica na Câmara dos Deputados. No local, será feita uma apresentação do município de Bonito.