Em Brasília, Reinaldo participa da marcha dos prefeitos e debate a situação das ferrovias de MS

  • Agenda
  • 27/maio/2015 8:53 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja cumpre agenda em Brasília (DF), nesta quarta-feira (27), onde participa da marcha dos prefeitos e se reúne com representantes da Rumo/ALL e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para debater a situação das ferrovias que cortam Mato Grosso do Sul.

Às 14h, Reinaldo compõe a Mesa Federativa da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios a convite da organização do evento, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Todos os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal foram chamados a participar.

Na pauta serão discutidas as propostas da Confederação para reformulação do Pacto Federativo e as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. Também na Mesa Federativa, União, Estados e Municípios vão analisar o pré-relatório do deputado André Moura (PSC-SE), relator na Comissão Especial da Câmara que analisa proposições referentes ao Pacto.

Às 16h30, o governador se reúne com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos. No encontro serão debatidos a fusão da Rumo/ALL e os problemas decorrentes das demissões e desativação de trechos ferroviários no Estado.

A Rumo/ALL, que obtém a concessão da linha férrea em Mato Grosso do Sul, demitiu até este mês, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até 20% do quadro de trabalhadores do setor no Estado, além da transferência de outros funcionários para outros estados.

Às 18h, Reinaldo se reúne com procurador-chefe do Cade, Victor Santos Rufino, também para tratar da fusão Rumo/ALL e os problemas decorrentes das demissões e desativação de trechos no Estado, considerada a importância logística dos trechos ferroviários que percorrem Mato Grosso do Sul, em especial, a malha entre Corumbá e Bauru (SP), rota de escoamento da produção de minério de ferro, soja, celulose e combustíveis.

O Cade aprovou em fevereiro deste ano a fusão entre a ALL, maior empresa de transporte ferroviário do Brasil, e a Rumo Logística, que pertence ao grupo Cosan, e que atua no ramo e exportação de açúcar pelo porto de Santos (SP).

Às 20h, o governador participa do evento “Bonito em Brasília”, promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito. A intenção é promover o principal destino turístico do Estado com a realização de exposição fotográfica na Câmara dos Deputados. No local, será feita uma apresentação do município de Bonito.

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.