Campo Grande (MS) – No município de Novo Horizonte do Sul, distante 336 km da Capital, Governo do Estado, Prefeitura e produtores estão trabalhando juntos, para conter os sérios problemas de erosões nas propriedades e os altos custos de manutenção de estradas vicinais.
O trabalho consiste basicamente na construção de terraços, uma prática conservacionista que contém o escorrimento superficial de águas pluviais, proporcionando a conservação de solo e adequação das estradas na Microbacia Hidrográfica ‘Toco do Ipê’.
Aos técnicos da Agraer/MS, órgão ligado a Semagro, coube a conscientização dos produtores sobre a importância do trabalho e o auxilio na demarcação das curvas em nível. A Prefeitura ofertou o serviço de terraceamento, através da locação de dois conjuntos de trator/terraceador principalmente aos produtores de mandioca, de leite e carne, milho.
Ao Imasul coube a cedência de mais um trator, para atender as propriedades localizadas na Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
A união de esforços vai garantir proteção, principalmente ao Rio Guiraí – que é um afluente do Rio Ivinhema – pois centenas de toneladas de sedimentos não chegarão aos seus leitos, evitando o seu assoreamento e, consequente, de toda aquela Unidade de Conservação.
No cronograma de trabalho está previsto ainda o cascalhamento de 1,5 km de estradas da Microbacia, melhorando a trafegabilidade, facilitando o transporte de produtos, e o deslocamento dos trabalhadores e estudantes, além de reduzir os custos do frete de insumos.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)