Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Regional de Educação de Paranaíba reuniu nesta quarta-feira (31.5), no Centro de Eventos São Sebastião, profissionais das escolas estaduais de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba e Paraíso das Águas para o encontro “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED) para apresentar a prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor de seu próprio conhecimento.
De acordo com a coordenadora Regional de Educação de Paranaíba, Maria Aparecida Eufrasia da Silva, é preciso sair da zona de conforto e acompanhar a mudança pela qual os estudantes passaram nos últimos anos. “Eu acredito neste projeto, uma proposta moderna, muito viável e que vai se espalhar. Queremos o que é melhor. O professor precisa que o estudante seja pesquisador, seja protagonista e busque o conhecimento e nós temos que nos atualizar, o educador é um eterno estudante. Com a Coordenadoria, podemos dar suporte para as formações, para atender os professores e fazer da Escola da Autoria uma realidade em todo Mato Grosso do Sul”, afirmou.
A Teia da Educação conta com palestra do consultor da SED, Pedro Demo, professor doutor emérito da Universidade de Brasília (UnB), que aborda as propostas e as possibilidades de trabalho no educar pela pesquisa. “Apresentamos aqui o educar pela pesquisa, é um convite para as escolas, não é obrigatório. Estamos mostrando uma proposta para os professores embarcarem em uma outra canoa, uma ideia que realça o nosso compromisso com a autoria, o estudante como razão de ser da escola e o cuidado obsessivo com a aprendizagem”, explicou.
A Teia começa com a apresentação da secretária de Estado de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta. Para ela, o educar pela pesquisa é uma mudança de paradigma no papel do professor na sala de aula. “Estamos aqui instigando os professores para que queiram aderir à metodologia do educar pela pesquisa, que trabalha com problematização e tem o professor como um grande perguntador, que aprende junto com o estudante, que é um entusiasta da pesquisa”, destacou a secretária que em sua fala, socializa com os participantes dados da educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos.
Professor de Filosofia na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, que desde 2015 utiliza o “educar pela pesquisa”, José Gomes, conta na Teia a experiência com a metodologia. “Primeiro, os professores precisam estudar e entender a proposta. Precisamos partir da ideia de que a cientificidade pode acontecer dentro da escola e, quando o professor entende que esse processo é fundamental para seu autodesenvolvimento e aperfeiçoamento intelectual, ele passa também a estimular e convencer o estudante de que pesquisar é um instrumento fundamental para a aprendizagem”, afirmou.
Para o diretor da Escola Estadual São José, de Cassilândia, o educar pela pesquisa cria novas perspectivas para os estudantes, que, produzindo diariamente, constroem o seu conhecimento. “Creio que vale a pena investir neste modelo de ensino, sempre me perguntei qual o objetivo da prova avaliativa, se o que buscamos é a aprendizagem. Vejo a prova útil para se ter um diagnóstico e ver que rumo seguir para que o aprendizado ocorra e assim, a EE São José está de portas abertas para esta forma de ensinar”, informou.
Em 2017, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A primeira CRE a receber o evento foi a de Dourados, seguida por Aquidauana, Jardim, Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Paranaíba e Três Lagoas. O ciclo da Teia 2017 será encerrado ainda este mês, em Corumbá.
Teia da Educação
A formação da “Teia da Educação” começou em 2015, quando a SED viajou pelo Estado com o "SED vai às Escolas", que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino.
Na programação, a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária da pasta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.
Em 2016, na Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, as escolas apresentaram para a equipe da SED, composta pela secretária da SED, superintendentes, coordenadores e técnicos de diferentes áreas, os Planos de Trabalho elaborados para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, com base na Avaliação Institucional Externa, o Projeto Político Pedagógico e o Projeto de Gestão Escolar apresentado à comunidade no período da campanha eleitoral da direção escola.
Emilia Sbrocco Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)
Fotos: Marcelo Winckler