Em talk show, Setesc leva diálogo sobre inovação e empreendedorismo feminino ao Delas Day

  • Inclusivo
  • Lucas Castro
  • 28/março/2025 9:41 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, marcou presença no Delas Day, evento promovido pelo Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), no Bosque Expo, em Campo Grande. A iniciativa reuniu mulheres empreendedoras para troca de experiências e aprendizado sobre inovação e desafios nos negócios.

Como parte da programação, nesta quinta-feira (27), foram realizados dois talk shows com diferentes abordagens sobre o empreendedorismo feminino. O primeiro, “Mulheres que empreendem no Esporte”, organizado pela Fundesporte, trouxe histórias inspiradoras de mulheres que aliam o esporte ao mundo dos negócios.

Já o segundo, “Diálogos Criativos: Mulheres na Economia Criativa”, promovido pela Superintendência de Economia Criativa, destacou a atuação de empreendedoras no setor criativo.

A conversa da Fundesporte foi mediada por Karina Pereira Quaini, diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da fundação, e também teve fala de abertura de Isa Montello, do Sebrae.

O painel reuniu Elaine Siqueira Hernandes Nery, sócia-proprietária do Estúdio Reação e atleta maratonista; Renata De Michelis Mograbi Coelho, proprietária da Baby Gym - Academia para Bebês; Kassilene Cardadeiro, turismóloga, empresária e organizadora de eventos esportivos como a Maratona de Campo Grande e Bonito 21k; e Larissa Souza, empresária da Bike School e Pudim da Lari, e atleta de ciclismo.

Entre os temas debatidos, estiveram os desafios de empreender no setor esportivo, o impacto do esporte na vida profissional e estratégias para conciliar o esporte com a gestão de negócios.

Para Kassilene Cardadeiro, empreender é um caminho que exige persistência e determinação. “No começo, pode não dar certo, mas é preciso insistir, seguir em frente e buscar soluções. O seu objetivo deve ser sempre o plano A na vida. Se você acredita no seu projeto, precisa investir tempo e dedicação para que ele se torne realidade”.

Já o talk show da Superintendência foi mediado por Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, com abertura de Isa Montello, representante do Sebrae-MS.

O painel contou com a participação de Ana Mirian Cardeal, sócia-proprietária da Inspiraê por Selma Brito; Lucimar Maldonado, idealizadora da Fibra Morena e especialista em artesanato e economia sustentável; Nair Gavilan, da Roupável, empresária no ramo de moda e design sustentável; e Jenny Benitez, da Feira Borogodó, empreendedora da área de economia criativa.

Luciana Azambuja destacou a importância do evento como um espaço de fortalecimento e visibilidade para as mulheres empreendedoras do setor criativo. “O empreendedorismo feminino precisa ser incentivado e valorizado, principalmente no setor criativo, onde a inovação e a autenticidade fazem toda a diferença. Esses espaços de troca e aprendizado são fundamentais para conectar mulheres, fortalecer redes e abrir caminhos para novas oportunidades”.

Jenny Benitez também pontuou os desafios de empreender na economia criativa e a satisfação de ver os progressos conquistados.

“A economia criativa exige muita dedicação e resiliência. No início, os desafios são inúmeros: conquistar espaço, fidelizar clientes, lidar com a instabilidade do mercado. Mas ver a Feira Borogodó crescer, reunir cerca de 300 expositores e se tornar um ponto de referência na Praça da Coophafé é extremamente gratificante. Hoje, os moradores do entorno nos agradecem por ver a praça movimentada, cheia de vida. Cada progresso, cada nova conexão feita aqui, mostra que vale a pena acreditar no potencial do nosso trabalho e na força do coletivo”.

As convidadas compartilharam suas histórias, desafios enfrentados, estratégias de superação e dicas valiosas para quem deseja ingressar no setor criativo. O público teve a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e fortalecer a rede de empreendedoras locais.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do setor criativo e do esporte, além do apoio ao empreendedorismo feminino no estado. “Iniciativas como essa são fundamentais para incentivar o protagonismo feminino nos negócios e impulsionar a economia criativa do nosso estado. Queremos que cada vez mais mulheres tenham acesso a oportunidades e possam transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso”.

O Delas Day

Promovido pelo Sebrae-MS, o Delas Day tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino e fortalecer redes de apoio entre mulheres empreendedoras. A programação inclui palestras, painéis e workshops sobre inovação, desafios do mercado e desenvolvimento de negócios.

A edição deste ano reuniu mais de três mil pessoas nos dois dias de evento, 26 e 27 de março. Empresárias, especialistas e lideranças femininas de diversos setores compartilharam experiências e promoveram o crescimento do empreendedorismo feminino no estado.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Fotos: Lucas Castro

Veja Também
Últimas Notícias