Em workshop, estudantes compartilham sua experiência na Escola da Autoria

  • Educação
  • 16/agosto/2017 12:00 pm
  • Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza na manhã desta terça-feira (15.8) workshop sobre a Escola da Autoria, no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande, com a presença de coordenadores Regionais de Educação e diretores de dez escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, prováveis ofertantes da metodologia da Autoria, com ensino médio em tempo integral a partir de 2018.

A abertura do workshop, que teve como objetivo apresentar aos diretores o modelo pedagógico e de gestão, metodologia e os índices que devem ser alcançados com a Escola da Autoria, contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta. “Para o sucesso dos estudantes é fundamental que a equipe esteja comprometida e, para isso, é fundamental o papel do gestor, com regente desse movimento”, destacou.

Secretária da SED, Maria Cecilia, afirmou que  "... para o sucesso dos estudantes é fundamental que a equipe esteja comprometida..." 

Durante o encontro, os estudantes Dartagnan Pereira Fernandes e Kassia Hellen Vieira, da EE Prof. Emygdio Campos Widal, compartilharam sua experiência com a Escola da Autoria. “Assusta no começo, ficamos com medo de estudar sem parar e reprovar. Mas é ao contrário, você se aprofunda nas matérias e passa não só a estudar, mas a entender, de maneira natural. Na escola regular você estuda para a prova, na Escola da Autoria não, você nunca vai esquecer a matéria, aprende para a vida”, afirmou Dartagnan. “Os professores estão sempre com a gente, até almoçamos com eles e tiramos dúvidas. Não é só estudar para tirar nota boa na prova, é adquirir conhecimento”, completou Kassia.

Escola da Autoria

Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, A Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.

A proposta da Escola da Autoria trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul conta atualmente com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral:

Campo Grande

  • EE Amélio de Carvalho Baís
  • EE Professor Emygdio Campos Widal
  • EE José Barbosa Rodrigues
  • EE Lúcia Martins Coelho
  • EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha
  • EE Severino de Queiroz
  • EE Maria Constança Barros Machado
  • EE Waldemir Barros da Silva

Corumbá

  • EE Julia Gonçalves Passarinho

Dourados

  • EE Rita Angelina Barbosa Silveira

Maracaju

  • EE Padre Constantino do Monte

Naviraí

  • EE Presidente Médici

Texto e foto: Emilia Sbrocco Dorsa - Secretaria de Estado de Educação (SED)

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.