Emissão de mais de 230 RGs marca participação da Sejusp na Caravana da Saúde de Ponta Porã

• 18/maio/2015 3:47 pm

Campo Grande (MS) – A emissão de 234 novas carteiras de identidade marcou a participação da Segurança Pública na edição da Caravana da Saúde de Ponta Porã, encerrada oficialmente neste domingo (17), pelo governador Reinaldo Azambuja.

São primeiras vias do documento oficial de todo brasileiro, que foram emitidas pela Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, por meio do Posto de Identificação montado pelo Instituto de Identificação, no pátio do Centro de Convenções de Ponta Porã, exclusivamente para atender as pessoas que compareceram no local e que ainda não tinham RG.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Rubens Cyles Pereira, a emissão de documentos superou as expectativas. “A nossa expectativa era emitir em torno de 200 novas carteiras de identidade, durante a passagem da Caravana da Saúde aqui em Ponta Porã, mas em dois dias foram mais de 230 novos documentos, o que mostra a importância da nossa participação neste importante projeto de cidadania realizado pelo Governo do Estado”, ressaltou Cyles.

Polícias e Bombeiros

A edição da Caravana da Saúde de Ponta Porã, contou ainda com a participação da Polícia Civil, que pensando em facilitar a vida daqueles que buscaram atendimento, montou no local um estande para registros de boletins de ocorrência e também para atendimentos de emergência. “É um atendimento ao cidadão, principalmente para aqueles que perderam seus documentos, mas que precisam ser atendidos nesta oportunidade, nós facilitamos com o registro do Boletim de Ocorrência de extravio, onde são inseridos os números dos documentos de todas as pessoas”, explicou o Delegado Regional da Polícia Civil de Ponta Porã, Clemir Vieira Júnior.

DSC03281

O governador Reinaldo Azambuja visitou todos os estandes montados pela segurança pública no Centro de Convenções e acompanhado do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, conheceu de perto os ensinamentos do Programa Educacional de Resistência às Drogas, mostrados aos visitantes, e pousou para fotos ao lado do leão Daren, o mascote do PROERD.

No estande montado pela Polícia Militar Ambiental, Reinaldo conheceu um pouco do projeto Florestinha e conversou com alguns jovens atendidos pelo programa, entre eles, Breno de Souza Quintino. O mais antigo aluno do Florestinha disse a o governador que a maioria da população do Estado não tem consciência da existência do projeto. “Com a Caravana que vai passar por todos os 79 municípios, a gente pode mostrar um pouco desse trabalho e também da PMA”, explicou o aluno ao mostrar o mini museu de animais empalhados, montado no local para despertar a conscientização ambiental dos participantes.

A Caravana da Saúde de Ponta Porã contou ainda com a presença da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, que fizeram demonstrações dos equipamentos utilizados e orientaram os presentes sobre atitudes em situações emergenciais e como prestar primeiros socorros para vítimas de incêndios e afogamentos, por exemplo. “O objetivo é ainda é orientar os participantes, visando evitar acidentes, bem como, prestar socorro caso haja necessidade”, explicou Alaerson de Jesus Muniz, major do Corpo de Bombeiros.

Cão farejador

Experta e muito graciosa, a cadela Inca, uma pastora belga malinois, chamou a atenção de quem passou pelo Centro de Convenções de Ponta Porã, durante a Caravana da Saúde, por sua habilidade em localizar entorpecentes pelo faro. Inca é uma dos quatro cães farejadores treinados e utilizados pela Ronda Ostensivas e Táticas do Interior (ROTAI), no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira.

DSC03263

Os cães da ROTAI são ainda utilizados em diversas operações realizadas em todo o Estado, sendo utilizados tanto nas investigações de possíveis ameaças, como no rastreamento de entorpecentes e suspeitos e ainda, em resgates de vítimas. Os cães farejadores podem identificar cheiros em concentrações até 100 milhões de vezes menores que as detectadas pelos humanos.

Ainda em Ponta Porã o governador reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e disse que ainda neste semestre serão enviados ao municípios 130 novos policiais militares, para reforçar o policiamento preventivo na cidade.

Joelma Belchior - Sejusp