Equipe pedagógica recebe formação para ofertar ensino em tempo integral em Corumbá

  • Geral
  • Natalia Yahn
  • 10/fevereiro/2023 3:35 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Equipe pedagógica da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, localizada em Corumbá, participou nesta semana de uma formação promovida pela CRE-3 (Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá). A escola é uma das sete instituições da Rede Estadual de Ensino da cidade que, em 2023, ofertará o ensino em tempo integral.

As professoras formadoras da CRE-3, Vanesa Sara Araújo, Lineise dos Santos e a psicóloga Renata Esnarriaga tiveram encontro marcado com a equipe pedagógica da EE para orientar a respeito da proposta pedagógica da ETI (Escola em Tempo Integral), no sentido de favorecer reflexões, dirimir dúvidas e contribuir para o sucesso deste modelo implementado na instituição.

Além disso, a fim de ajudar a escola na implementação da Educação Integral para estudantes do Ensino Médio, as professoras formadoras da CRE-3 orientaram a equipe sobre os princípios do acolhimento, clube de protagonismo, liderança, apadrinhamento, tutoria e plano de gestão. Também foram pontuadas questões sobre as atribuições do professor coordenador de área e do professor de convivência e socialização.

"A equipe pedagógica recebeu com entusiasmo o novo modelo e princípios da escola em tempo integral, pois acreditam em alunos protagonistas e autônomos, o qual se dará pelo trabalho em conjunto entre direção, coordenação pedagógica, professores, alunos e toda a comunidade escolar”, disse a diretora Rosely Mansilla.

Localizada no bairro Universitário, a EE Carlos de Castro Brasil ofertará o Ensino Médio em Tempo Integral de forma híbrida e também no regime regular aos estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e que, no ano de 2023, cursam o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio.

Ensino em Tempo Integral

Uma das prioridades da atual gestão, o ETI tem como proposta pedagógica a formação integral do estudante, estimulando não somente o desenvolvimento da aprendizagem, mas também das competências socioemocionais. Neste projeto, há a ampliação do tempo de permanência na escola e a oferta de novos componentes curriculares, a fim de atender ao jovem e ao seu projeto de vida.

Texto: Thaís Davis (Asscom/SED).

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