Campo Grande (MS) – As 12 Escolas da Autoria com Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino iniciam nesta segunda-feira (13) a Semana do Protagonismo, com objetivo de estimular e apoiar a criação dos Clubes do Protagonismo, espaço que permitirá ao estudante aprender o que é indispensável para que ele se torne um protagonista.
Nos Clubes de Protagonismo, o jovem poderá desenvolver diversas competências e habilidades fundamentais à criação do seu Projeto de Vida como, por exemplo, a autonomia, a capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões, a auto-organização e muitas outras competências essenciais para se tornar um jovem protagonista, além de possibilitar a integração dos estudantes e o seu crescimento.
O Clube é organizado a partir de uma determinada área de interesse e a partir disso os membros desenvolvem atividades que proporcionam trocas de informações, de experiências e muitos aprendizados importantes relacionados ou não à vida escolar. Os Jovens Protagonistas, que são os estudantes egressos das Escolas em Tempo Integral de Pernambuco, são os responsáveis pela realização dos trabalhos que deverão assegurar a compreensão do funcionamento das Práticas e Vivências em Protagonismo, em especial, os Clubes de Protagonismo.
Formação de Aprofundamento em Projeto de Vida
Nos dias 15, 16 e 17 de março, os coordenadores pedagógicos e os professores de Projeto de Vida das Escolas da Autoria participarão da Formação de Aprofundamento em Projeto de Vida do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), em Campo Grande.
O objetivo dessa formação é apresentar os elementos conceituais e metodológicos orientadores do Projeto de Vida, apresentando em maior detalhe os conceitos e como será a aplicação do material didático a ser utilizado nas aulas junto aos estudantes. Vale lembrar que o Projeto de Vida é o carro-chefe da metodologia de êxito do ICE que é focada em cinco pontos centrais: o protagonismo juvenil, a pedagogia da presença, a educação interdimensional, os quatros pilares da educação e a articulação da Base Nacional Comum com a Parte Diversificada.
Emilia Dorsa - Secretaria de Estado de Educação
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