Campo Grande (MS) - Por meio da Defesa Civil Estadual, o Governo de Mato Grosso do Sul reuniu nesta quarta-feira (30) instituições públicas parceiras no combate à dengue para incentivar a propagação de informações sobre o assunto. A intenção é multiplicar ações de controle dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores de doenças como a dengue, chikungunya e zika.
No evento da Defesa Civil, o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosário, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), palestrou para representantes de prefeituras municipais, integrantes de defesas civis municipais e militares do Exército, Aeronáutica, Polícia e Corpo de Bombeiros. Ele reforçou as formas de combate ao mosquito e falou da importância do trabalho de prevenção.
"A melhor maneira de evitar a proliferação dos mosquitos é a prevenção. Temos que conhecer nosso inimigo, como ele age e como atacá-lo; e a melhor arma para eliminarmos ele é a limpeza", garantiu. Segundo Mauro, é necessário manter residências à prova de mosquito para evitar a proliferação do inseto e o contágio com os vírus. "Tampar caixas d'água, colocar suspiros em fossas, manter calhas limpas e não deixar água parada", lembra. O coordenador ainda afirma que uma vistoria semanal na própria residência ajuda a manter o local sem mosquitos.
Atualmente, cerca de 4,8 mil agentes de endemias trabalham no combate à dengue e outras doenças em Mato Grosso do Sul. Entretanto, para Mauro, o principal agente transformador é a sociedade. "Cada um tem que fazer seu papel, para evitar acúmulo de lixo e a propagação das doenças", diz. Só este ano, de janeiro até a terceira semana de novembro, uma média de 59 mil notificações de dengue foi registrada no Estado, conforme boletim epidemiológico da SES.
Reunião
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, coronel Isaías Bittencourt, a reunião com instituições parceiras do Estado objetiva a multiplicação de conhecimento. "É uma mobilização. Cada órgão parceiro controla e monitora a incidência de mosquito em sua instituição. Queremos que esse conhecimento, de como combater à dengue e outras doenças, chegue até à sociedade", explica. Além de trabalhar com desastres naturais, a Defesa Civil do Estado atua ativamente no combate à dengue, com mobilizações, mutirões e palestras educativas.
A reunião para multiplicação de ações de combate às doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus foi realizada no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), no Parque dos Poderes.
Bruno Chaves, Subcom | Fotos: Edemir Rodrigues.