Estados do Consórcio Brasil Central firmam acordo para melhoria da aprendizagem de alunos

• 18/agosto/2016 9:02 pm

Bonito (MS) – Um acordo de cooperação entre os estados participantes do Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins) e a Fundação Itaú vai promover a capacitação de profissionais da Educação com foco na melhor aprendizagem de alunos. Nesta quinta-feira (18), durante a realização do 4º encontro de 2016 do Fórum de Governadores Brasil Central, em Bonito, a parceria foi formalizada por meio da assinatura de um termo de cooperação.

A tutoria pedagógica é uma formação complementar destinada a diretores e profissionais de gestão da Educação, focada na melhoria de desempenho do trabalhador. O objetivo é que no dia a dia da escola o tutor possa reconhecer e valorizar as competências do tutorado (professor, coordenador e outros), desencadeando o processo de aprendizagem, agregando novos conhecimentos e melhorando os resultados de aprendizagem de alunos.

O projeto é piloto e está em processo de implementação nos estados (GO, DF, MT, MS, RO e TO). “É uma formação continuada em serviço, com acompanhamento de desenvolvimento de competências”, explicou a secretária de Educação de Mato Groso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta. Segundo ela, em MS profissionais da Educação já passaram pela formação do Itaú Social e aplicação terá início no ano letivo de 2017.

Studo +

Na Câmara da Educação do Consórcio Brasil Central também foi apresentada a proposta de cooperação técnica para a utilização da plataforma Studo +, startup com foco na melhoria da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, com a utilização de tablets com atividades para os estudantes e acompanhamento da aprendizagem, fazendo do professor um tutor e orientador e deixando o estudante mais independente e autônomo para trilhar o seu caminho educacional.

Esse projeto tem como objetivo melhorar a aprendizagem de alunos do 6º e 9º utilizando recursos tecnológicos. Inicialmente, o projeto piloto será implantado em Mato Grosso, Mato Gros do Sul e Rondônia, no início do ano letivo de 2017, podendo ser expandido para os outros estados integrantes do Consórcio. Segundo o representante do Studo +, Rangel Barbosa, a experiência será feita com três mil alunos, mil de cada estado. As escolas que receberão o projeto ainda serão escolhidas pelas secretarias de Educação.

Brasil Central – O Fórum de Governadores Brasil Central reúne chefes do Executivo dos estados do Centro-Oeste (MS, MT, GO e Distrito Federal), além de Tocantins e Rondônia. Está associado ao Consórcio Interestadual  de Desenvolvimento do Brasil, formado para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional. Criado em setembro de 2015, o Consórcio segue a linha de associações horizontais formadas nos EUA e Europa e também tem entre seus objetivos o reforço da representatividade política e das articulações com o Governo Federal.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto: João Garrigó