Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná uniram esforços para integrar núcleos de inteligência. Os secretários de segurança pública dos três Estados discutiram o assunto nessa quinta-feira, 26 de janeiro, durante reunião técnica em Campo Grande. Segundo José Carlos Barbosa, titular da Sejusp, a preocupação é combater ações criminosas – principalmente nas fronteiras.
A intenção, conforme os secretários de segurança é integrar os bancos de dados para agilizar a troca de informações entre os núcleos de inteligência e facilitar o trabalho policial. Para Wagner Mesquita, secretário do Paraná, a parceria vai garantir mais qualidade no âmbito operacional.
A plataforma que atende a essa demanda já é utilizada em Mato Grosso, e pode ser aproveitada para gerenciar informações dos três Estados, conforme explica o secretário Rogers Jarbas.
Para garantir eficácia das ações do trabalho integrado, os três secretários planejam fazer reuniões periódicas para traçar estratégias de atuação e analisar resultados.
Lívia Machado - Subcom