Estagiários do Governo de Mato Grosso do Sul compartilham experiências com universidades

• Renata Brum
  • 09/abril/2024 12:18 pm

Na última quarta-feira (10), o estagiário Leonel Solano Fonseca teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com a turma do segundo ano do curso de administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ele ministrou uma palestra sobre geocodificação, uma das atividades que desenvolve no estágio.

Aos 23 anos, ele está no quinto ano do curso de engenharia da computação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e ingressou no Programa de Estágio do Governo de MS em agosto de 2023.

Estagiário da Superintendência de Inteligência de Dados (SID) da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Leonel desempenha importante função que é estruturar dados para criação de painéis de BI (Business Intelligenc) desenvolvidos pelo Centro de Inteligência, programa criado pela SID para construir um sistema de dados e informações transversais que auxiliem nas tomadas de decisões do governador e dos gestores públicos.

Na palestra explicou para os acadêmicos o que é a geocodificação e como é feita a sua construção, a partir da estruturação dos dados. Geocodificação é o processo computacional pelo qual um endereço físico é convertido em coordenadas geográficas, a partir de um banco de dados e podem ser usadas para diversas aplicações de mapeamento e análise espacial.

Leonel sentiu que compartilhar seu conhecimento com os acadêmicos foi gratificante. “Minha experiência como estagiário, trabalhando em projetos reais me permitiu oferecer insights práticos e conselhos sobre como abordar problemas comuns e encontrar soluções eficazes. Como alguém que ainda está aprendendo e se desenvolvendo profissionalmente, sentir que posso contribuir para o crescimento de outros é incrivelmente motivador”, contou.

Ao compartilhar suas habilidades e conhecimentos com a turma de administração, Leonel destacou ainda que entender a tecnologia e a análise de dados é crucial em qualquer campo, especialmente em negócios.

Professora Patricia Campeão e o Coordenador de Dados e Informação, Claudio Ramos assistindo a palestra do estagiário Leonel Solano Fonseca

O Coordenador de Dados e Informação da SID, Claudio Ramos que supervisiona o estágio do Leonel, acha importante que os estagiários tenham protagonismo nos órgãos públicos que atuam.

“O desempenho de Leonel no Centro de Inteligência da Segem tem sido fundamental para os projetos que desenvolvemos para o Governo de Mato Grosso do Sul, a aplicação dos seus conhecimentos acadêmicos em situações práticas tem sido excelente”, acrescentou.

Para o superintendente da SID, Leandro Sauer “Leonel e a equipe de estagiários de computação tem sido imprescindíveis na elaboração de instrumentos de auxílio na tomada de decisão dos gestores das diversas unidades do Estado”, comentou.

A palestra que Leonel ministrou é parte de uma atividade de divulgação da Segem, realizada pela SID e foi inserida no Projeto de Extensão “Indicadores de desempenho para o setor de serviços em Campo Grande/MS, coordenado pelas professoras Caroline Foscaches; Patricia Campeão; e Camila Miranda.

A professora do curso de administração da UFMS, Patricia Campeão informou que tem recebido importante apoio de organizações públicas e privadas no Projeto de Extensão e que a colaboração da Segem, da SID e sua equipe foi muito rica para os acadêmicos.

“Essa parceria está sendo bastante salutar no sentido de ampliar o conhecimento dos estudantes para além da sala de aula, fornecendo informações fundamentais que lhes permitam compreender os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da sociedade do Estado de Mato Grosso do Sul”, reforçou.

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem