Exportações pelo rio Paraguai somam 4,5 milhões de toneladas no 1º semestre e superam todo o movimento de 2024

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  • nrodrigues
  • 09/julho/2025 4:22 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Embarcações com minério de ferro levam produtos de MS para os principais polos industriais do planeta

As exportações realizadas pelos portos de Corumbá e de Porto Murtinho somaram US$ 330,9 milhões nos seis primeiros meses de 2025, com um volume total de 4,5 milhões de toneladas. O resultado, ainda que parcial, já supera o movimento registrado pelos dois terminais portuários ao longo de todo o ano de 2024 e reforça a importância da Hidrovia do Paraguai como modal logístico para o escoamento de produtos como minério de ferro, ferro-gusa e soja.

Segundo a Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Porto de Corumbá respondeu por US$ 197,6 milhões em exportações no período. O destaque é o minério de ferro e seus concentrados, com US$ 182,8 milhões, equivalente a 3,82 milhões de toneladas.

O volume de produtos escoados pelos terminais de Corumbá é quase o dobro do total registrado em 2024, quando foram exportadas 2,09 milhões de toneladas de minério. Também foram embarcados ferro-gusa (50,5 mil toneladas, US$ 19,6 milhões), outros minérios de metais de base (125 mil toneladas, US$ 19 milhões) e celulose (18,4 mil toneladas, US$ 10,6 milhões).

No mesmo período, o Porto de Porto Murtinho movimentou US$ 133,5 milhões, tendo como destaque exclusivo a soja em grão, que respondeu pela totalidade das exportações da unidade. Foram embarcadas 370,1 mil toneladas de soja nos primeiros seis meses do ano - volume três vezes maior que o registrado no mesmo período de 2024 (122,7 mil toneladas) e já superior ao total exportado ao longo de todo o ano passado.

Navegabilidade do Rio Paraguai favorece comércio exterior

A recuperação parcial dos níveis do rio Paraguai em 2025 tem contribuído diretamente para o aumento da movimentação nos terminais de Corumbá e Porto Murtinho. De acordo com dados da Sala de Situação do Imasul, após enfrentarem, em 2024, a pior seca da série histórica, os dois portos voltaram a operar com maior regularidade neste ano, favorecidos por elevações significativas no nível do rio: em Ladário, a alta foi de 2,20 metros; em Porto Murtinho, de 2,40 metros.

A melhoria das condições de navegabilidade, ainda que abaixo dos patamares de 2023, já foi suficiente para reativar as rotas de escoamento fluvial, especialmente para commodities como minério de ferro e soja. "A logística fluvial mostra sinais de recuperação e reforça o papel estratégico dos portos sul-mato-grossenses localizados ao longo do rio Paraguai", destaca o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Concessão da Hidrovia do Rio Paraguai

No fim de junho, a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) avançou no processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai. O leilão do modal está previsto para ocorrer até dezembro de 2025.

O projeto abrange um trecho de 600 km entre Corumbá e a foz do Rio Apa, em Porto Murtinho, e contempla serviços de dragagem, sinalização e balizamento, construção de galpão industrial, aquisição de draga, levantamentos hidrográficos, implantação de sistemas de gerenciamento de tráfego aquaviário e ações de inteligência fluvial.

A proposta da Antaq prevê investimentos iniciais de R$ 63,8 milhões nos primeiros cinco anos da concessão, que terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogada. "A concessão da Hidrovia do Rio Paraguai é fundamental para a economia sul-mato-grossense, pois destrava gargalos logísticos que hoje encarecem a produção mineral e agrícola", finaliza o secretário Jaime Verruck.

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

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