FAS 2025: Ruschel ocupou o Palco do Porto com mensagem de esperança e diversidade

Músico apresentou canções autorais e homenageou referências musicais de sua carreira

No Dia da Visibilidade da Luta contra a LGBTQIA+fobia, 17 de maio, o artista sul-mato-grossense Ruschel conquistou o público do 18º Festival América do Sul com um espetáculo marcante no Palco do Porto. A apresentação combinou sucessos autorais e versões de grandes nomes da música brasileira e uma performance visual carregada de significado.

O show, intitulado “Destinos”, foi uma viagem musical que transitou pelo pop, reggae, rock nacional e MPB, refletindo as influências e referências de Ruschel, que destacaram sua conexão com artistas LGBTs e suas vivências.

Entre suas canções autorais estavam “Onze”, “Quando Percebi”, “Hades”, “Floresça” e “Sigilo”, esta última encerrando a apresentação com chave de ouro. Ruschel comentou sobre a escolha do nome do espetáculo: “A ideia é uma metáfora de viajar pelo universo de artistas que me inspiram, explorando diferentes gêneros e referências que representam a nossa vivência.”

A coreógrafa Kiunna realizou uma dança performática especial durante a execução de “Fé”, música de Iza que traz uma mensagem de esperança e força para a comunidade LGBTQIA+.

“A Kiunna é uma artista que está comigo em todos os shows. Ela representa muito da nossa luta, e é uma conexão importante ter pessoas de nossa comunidade envolvidas na arte”, afirmou Ruschel. Kiunna destacou a relevância de sua participação: “A performance veio na música ‘Fé’, nesse dia de resistência contra a LGBTQIA+fobia, e foi uma honra poder apresentar aqui essa mensagem de fé e esperança para nossa comunidade.”

O trompetista Gauto, pela primeira vez no Festival América do Sul, destacou a emoção de integrar a banda de Ruschel na apresentação: “A recepção foi maravilhosa, o público cantou junto e abraçou nossa música. Nunca tinha vindo aqui, estou encantado!” O músico também celebrou a oportunidade de estar em um festival de grande porte, rodeado de paisagens e de uma atmosfera única.

Profissional de corumbá e espectador do evento, Tiago Nelson, descreveu sua experiência: “O festival está excelente, à altura de eventos de grande porte. Vi o show da Alcione antes, e agora assisti ao Ruschel, que não conhecia, e estou adorando. É uma experiência muito rica culturalmente.”

Ruschel também revelou sua satisfação com a participação no festival: “Estou muito feliz. Nosso show foi bem coeso, com uma equipe maravilhosa e uma qualidade de som excelente. Essa oportunidade de estar aqui, representando nossa cultura e nossa comunidade, é muito importante para mim e para todos nós que lutamos por respeito e reconhecimento.”

O Festival América do Sul acontece até o dia 18 de maio, com uma vasta programação cultural. Confira as atrações aqui: https://mscultural.ms.gov.br/festival/festival-america-do-sul/

Daniel Rockenbach, Ascom FAS 2025
Fotos: Leandro Benites/Ascom FAS 2025

Veja Também
Últimas Notícias